EQST

Como Descobrir A Ordem Da Reaço?

Como descobrir a ordem da reação?

- Se for em relação a um determinado reagente, a ordem será igual ao expoente da sua concentração na expressão da lei da velocidade; - Se for a ordem global da reação, ela será obtida por meio da soma dos expoentes na equação da lei da velocidade, também conhecida como lei de ação das massas ou lei de Guldberg-Waage.

O que é Molecularidade de uma reação química?

Molecularidade em química é o número de entidades moleculares colidindo que estão envolvidas em uma única etapa de reação. Enquanto a ordem de uma reação é derivada experimentalmente, a molecularidade é um conceito teórico e pode ser somente aplicado à reações elementares.

Como calcular a constante de velocidade K?

Para determinar a constante de velocidade, é necessário formular a expressão da velocidade. Para isso, temos que descobrir a ordem de cada um dos participantes reagentes da equação. Relacionando a concentração com a velocidade, temos que a relação entre elas é igual a 2; logo, a ordem para o participante A é 2.

Qual é a unidade da constante de velocidade?

v = velocidade da reação; K = constante da velocidade, que depende exclusivamente da temperatura; [A ou B] = concentração em mol/L de cada reagente; a ou b = ordem de cada um dos reagentes (a ordem de um participante é a influência que ele exerce na velocidade da reação).

Como deve ficar a temperatura em uma equação de equilíbrio?

Temperatura. ➢ Se aumentarmos a temperatura, o equilíbrio se desloca para direita e o rendimento aumenta. ➢ Se diminuirmos a temperatura, o equilíbrio se desloca para esquerda. ➢ Se aumentarmos a temperatura, o equilíbrio se desloca para esquerda e o rendimento diminui.

O que acontece com o equilíbrio químico quando se aumenta a pressão?

Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.

O que ocorre com o equilíbrio quando se aumenta a pressão total em reação entre gases e quando se diminui a pressão total?

Então, se aumentarmos a pressão do sistema reacional, o equilíbrio é deslocado favorecendo a produção de C. Se diminuirmos a pressão, o equilíbrio será deslocado para a esquerda, favorecendo que C vire A e B. Neste caso há 2 mols nos dois lados.

O que ocorre com a concentração do HCL G se aumentarmos a pressão total sobre o sistema?

Se aumentarmos a pressão sobre esse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido direto, favorecendo a formação de PCl5(g), porque nesse sentido há uma diminuição do número de mol de gás, um menor volume e, em consequência, a pressão irá diminuir.