Para estudar raciocínio lógico, o indicado é que você tenha um caderno separado apenas para ele, pois assim poderá registrar a evolução de seus cálculos e técnicas. Procure anotar todo o caminho do problema até a resolução. Isso ajuda muito na hora de revisar e de entender questões novas.
Os principais tópicos são: proposição lógica, proposições simples e compostas, operadores lógicos, tabela-verdade, classificação das proposições compostas (tautologia, contradição e contingência), equivalências e negações; quantificadores lógicos, diagramas lógicos e argumentos.
Continue lendo esse artigo e descubra 10 maneiras de alcançar esse objetivo.
A lógica não é uma matéria que visa “decorebas” e sim raciocínio. É preciso ter uma linha de raciocínio lógico para a conclusão de um argumento. Uma pessoa que teve dificuldades em matemática não precisa se preocupar, pois a Lógica requer atenção bem como o uso de conectivos como: “ou”, “e”, “se…
Raciocínio é um modo de pensar, de chegar a uma conclusão. Argumento é um fato que comprove o raciocínio.
Para escrever um artigo de opinião é preciso, antes de tudo, ter uma tese muito clara para defender diante de uma questão polêmica. ... Com base na relação lógica estabelecida entre os dados, as justificativas e a conclusão ou tese, tem-se um tipo de argumento.
Argumentação por raciocínio lógico A criação de relações de causa e efeito é um recurso utilizado para demonstrar que uma conclusão (afirmada no texto) é necessária, e não fruto de uma interpretação pessoal que pode ser contestada.