Para dar banho no bebê no balde, primeiro deve-se encher o balde até metade da altura ou até à altura indicada pelo balde com água à temperatura de 36-37ºC, como mostra a imagem 1.
Por conta da temperatura controlada com o atraso, aliás, há uma queda no risco de hipotermia, o que é um problema sério, uma vez que recém-nascidos chegam a perder meio grau de temperatura corporal por minuto. Dar banho muito cedo pode ainda causar quedas nos níveis de açúcar no sangue.
Quantas vezes você precisa dar banho em seu bebê? Para um recém-nascido, duas ou três vezes por semana é provavelmente o suficiente, desde que você mantenha a área da fralda bem limpa e lave as mãos e o rosto várias vezes ao dia.
Por conta das condições climáticas e aspectos culturais, os brasileiros costumam dar um banho por dia em seus filhos, mesmo aqueles que acabaram de nascer. Entretanto, de acordo com as sociedades americana e europeia de pediatria, se um recém-nascido tomar de três a quatro banhos por semana, já é o suficiente.
Já o condicionador é contraindicado e pode ser usado após um ano de idade, já que o bebê corre o risco de sofrer com descamação seborreica, uma inflamação na pele que causa descamação e vermelhidão. Saiba também que o banho deve ser rápido, com a água a 37º C, para não ressecar a pele fina do bebê.
Melhores Shampoos para Bebê: Guia Completo 2021
O ideal é banhar antes de alimentá-lo, caso contrário, o banho deve ser breve. Mesmo no frio, a temperatura da água não pode estar muito quente, pois resseca a pele do bebê. Se o dia estiver gelado, uma boa dica para manter o bebê aquecido é colocar uma toalhinha molhada com água morna na barriga durante o banho.
A temperatura deve se ajustar à estação do ano, mas varia em torno de 36 ou 37 graus. Para encher a banheira, primeiro deve ser colocada a água fria e depois a quente, até atingir a temperatura ideal.