crossorigin="anonymous">
Se você diz pra alguém que ele ou ela está fazendo algo de errado e ainda assim esta pessoa persiste e quer te envolver no erro, você pode dizer "Eu lavo minhas mãos", querendo dizer que avisou que aquilo não era correto e que se acontecer algum problema você não tem nada a ver com aquilo e não vai se envolver.
Pôncio Pilatos
Após julgar Jesus, Pôncio Pilatos condena-o à morte, mas antes lava as mãos e afirma que a culpa decorrente deste ato recairá sobre a população (judeus). A maldição é a famosa frase onde, aparentemente, ocorre a aceitação da responsabilidade pela morte de Jesus.
Como lavar as mãos
Drauzio ensinando:
Para que higienizar as mãos? Remoção de sujeira, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e microrganismos da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
Os dedos compridos e o polegar oposto aos outros dedos é o que tornam as mãos uma parte única do nosso corpo, permitindo-nos, por meio do tato, manusear objetos, determinar temperaturas, texturas e até o nível de rigidez daquilo que tocamos. Quer saber um pouco mais sobre a importância desse membro do nosso corpo?
Ambos causam doenças, às vezes fatais, mas biologicamente são completamente diferentes. Enquanto bactérias são organismos vivos, vírus não passam de partículas infecciosas. Os dois são invisíveis a olho nu, se multiplicam rapidamente em um curto período de tempo e podem causar doenças.
Só na pele são 10 milhões de bactérias por centímetro quadrado (esse numero pode variar de acordo com a região do corpo). A mão de um homem adulto tem em torno de 150 centímetros quadrados. Então estamos falando de um número de bactérias equivalente a 15 seguido de oito zeros por mão.
Resposta. Sim, existem seres vivos nas sujeiras das mãos. Esses seres, em sua maioria, são as bactérias.
Resposta. Provavelmente o ser vivo do qual está se referindo são bactérias(fungos ou protozoários);
O importante é não deixá-las sujas, pois elas têm um grande papel na disseminação de doenças. “As mãos, no ambiente hospitalar, podem ser responsabilizadas por 80% das infecções hospitalares. Elas são as principais responsáveis pela transmissão de doenças como conjuntivite, gripes e resfriados”, ressalta Viviane.
Cada vez que você lava as mãos e mantém a torneira aberta o tempo todo, consome até 7 litros d'água. Uma boa economia pode ser feita se a água for utilizado somente na hora de molhar as mãos e depois, para remover o sabonete.
Antes da realização de procedimentos assépticos; Após risco de exposição a fluidos corporais; Após contato com um paciente; Após contato com as áreas próximas ao paciente.
Em média, as pessoas lavaram suas mãos por apenas 6 segundos, quando o tempo necessário para eliminar os germes é de 40 a 60 segundos, com água e sabonete, e de 20 a 30 segundos com preparações alcoólicas, como o álcool gel (veja infográfico), segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Higienize as mãos imediatamente após risco de exposição a fluidos corporais (e após a remoção de luvas). microrganismos do paciente a outros profissionais ou pacientes. QUANDO? Higienize as mãos após contato com o paciente, com as superfícies e objetos próximos a ele e ao sair do ambiente de assistência ao paciente.
As mãos devem ser lavadas com água e sabonete (líquido ou espuma) quando estiverem visivelmente sujas de sangue ou outros fluidos corporais, quando forem expostas a potenciais organismos formadores de esporos ou depois de utilizar o banheiro.
Remover os microrganismos que colonizam as camadas superficiais da pele, assim como o suor, a oleosidade e as células mortas, retirando a sujidade propícia à perma- nência e à proliferação de microrganismos. Duração do procedimento: 40 a 60 segundos.
O ato de lavá-las é um dos principais meios de prevenção de infecções dentro de um ambiente hospitalar, pois as mãos constituem uma potencial via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes, por serem elas o instrumento mais utilizado no seu cuidado.
Os cinco momentos para higienização das mãos são:
A flora transitória é composta por bactérias Gramnegativas e estafilococos, microrganismos freqüentemente responsáveis pelas infecções hospitalares. Por estar presente na superfície, é facilmente removível pela lavagem com água e sabão.
Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabão para cobrir toda a superfície das mãos. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si. da mão oposta, e vice-versa. Esfregue o polegar esquerdo utilizando-se de movimentos circulares com o auxílio da palma da mão direita, e vice-versa.