Bioeletrogênese é a propriedade que certas células do organismo possuem de gerar ou alterar a diferença de potencial elétrico presente na membrana plasmática. ... O meio extracelular é carregado positivamente devido à abundância de moléculas iônicas, principalmente eletrólitos, predominantes fora das células.
O estudo eletrofisiológico é considerado um exame seguro, mas, como todo procedimento médico, eventualmente podem ocorrer algumas complicações. Apesar de se utilizar uma quantidade reduzida de raios X não se recomenda a realização durante a gravidez. Hematoma: Pode aparecer no local onde foram feitas as punções.
As principais complicações periprocedimento foram: cardíacas – perfurações, tamponamento cardíaco, choque cardiogênico, parada cardiorrespiratória; neurológicas – AIT e AVC. Complicações vasculares, pneumotórax, hemotórax, sangramentos, hematomas e hemorragias completam este quadro.
O estudo eletrofisiológico é normalmente indicado pelo cardiologista com o objetivo de verificar se a causa dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa têm relação com variações nos estímulos elétricos que chegam ao coração e/ ou como esse órgão responde aos impulsos elétricos.
Antes de aparar ou remover parte da unha encravada, o dedão é anestesiado. Se necessário, é feita a ablação. Isto envolve descarregar uma pequena carga elétrica ou aplicar uma solução líquida na unha para prevenir futuros casos de unha encravada. Um podólogo irá recomendar um plano pós operatório.
A ablação por radiofrequência é o procedimento mais eficiente para o tratamento definitivo das arritmias cardíacas. É realizada através dos cateteres por veias e artérias, sem a necessidade de abertura do tórax.
A ablação endometrial por via histeroscópica é uma técnica utilizada em casos de sangramento uterino anormal com resposta desfavorável ao tratamento clínico. Mesmo com destruição ou ressecção das camadas funcional e basal do endométrio é possível ocorrer uma gravidez posterior à intervenção.
Ablação por radiofrequência. Uma sonda é inserida na pele até o tumor guiada por ultrassom ou tomografia computadorizada. Uma corrente de alta frequência é então passada através dessa sonda, aquecendo o tumor e destruindo as células cancerígenas. Esse método de tratamento é comum para tumores pequenos.
Opções de Tratamento da Fibrilação Atrial