O objetivo é analisar o controle emocional e a capacidade do trabalhador para superar o estresse e enfrentar obstáculos no ambiente de trabalho. Além disso, são avaliadas a atenção, memória, raciocínio e distúrbios do sono, além da adaptação às normas e aos procedimentos da empresa.
Tipos de Riscos. Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
Riscos Ambientais
São considerados agentes físicos as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes, radiações não ionizantes, bem como, o infrassom e o ultrassom.
Os agentes físicos mais utilizados na prática diária são o calor, o frio, as vibrações mecânicas, as radiações electromagnéticas, as correntes eléctricas e a água. A utilização do calor como meio terapêutico é designada termoterapia.