Mais vídeos no YouTube Tente novamente mais tarde. Tente assistir o vídeo em www.youtube.com ou ative o JavaScript caso ele esteja desativado em seu navegador. Este é o acorde D/F# ou Re maior com a nota Fa# no grave. Pode ser usado substituindo o D normal, mas cria um efeito nos graves ou no baixo.
Ex: D/F# => é o acorde de D com o baixo em F#. (obs: peguei o acorede D/F# pq é mais conhecido). Isto nada mais é que a continuação da música, geralmente aparece com base em solos ou final da música. Você mantém o ritmo e faz os acordes indicados.
Vamos tomar como exemplo o acorde C7M. Ele é formado pelas notas Dó, Mi, Sol, Si, que correspondem aos graus 1, 3, 5 e 7. Essa é a tétrade desse acorde, ou seja, as notas Dó, Mi, Sol, Si são as chamadas “notas de acorde” do C7M.
Lá menor com sétima (Am7) - Violão.
sol – sib – dó – mi Usando a mão esquerda no dó, a cifra para esse acorde é: C7. Mesmo invertendo a mão direita e o sol sendo a primeira nota na mão direita.
O Acorde A9
Mas, uma forma bem simples de começar a usá-los é a seguinte:
A sua mão direita, para tocar o acorde com 3 notas, como o acorde maior e menor, irá utilizar os dedos onde os números combinem com os graus. Por exemplo, em um acorde maior (1º – 3º – 5º), utilize os dedos 1 – 3 – 5 na mão direita. Já na mão esquerda, você vai tocar apenas o 1º e o 5º grau.
Em um acorde as notas são tocadas simultaneamente, ou seja, juntas. Na partitura para escrever notas que serão tocadas juntas nós colocamos uma nota em cima da outra. Observe como ficam posicionadas as notas Sol e Mi no pentagrama: Continuando…