O Movimento Comunal, ocorrido entre os séculos XI – XII, foi organizado por burgueses que lutavam pela libertação das cidades do domínio feudal, na medida em que os senhores feudais cobravam taxas dos habitantes dos burgos, impediam o livre trânsito de mercadorias, impossibilitando assim, o desenvolvimento comercial.
Modo de produção primitivo: O modo de produção primitiva designa uma formação econômica e social que abrange um período muito longo, desde o aparecimento da sociedade humana.
Explicação: Porque não havia a ideia de propriedade privada e nem oposição entre proprietários , logo os meios de produção e os frutos do trabalho eram propriedade coletiva. Havia relação de cooperação na produção e o estado ainda não existia, pois este surgiu depois, como instrumento de organização social e dominação.
O modo de produção primitivo foi desenvolvido no período paleolítico, quando o homem ainda não produzia seu próprio alimento mas caçavam, pescavam, colhiam e dividiam os alimentos entre sua tribo.
O capitalismo é caracterizado por um conjunto de arranjos institucionais e comportamentais: produção de mercadorias, orientadas para o mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado e comportamento individualista ...
Na sociedade comunista primitiva, não existia nem poderia existir a exploração do homem pelo homem. O trabalho era dividido entre homens e mulheres. ... O regime comunista primitivo era condicionado pelo nível de desenvolvimento das forças produtivas da sociedade de então.
Como Vivia O Homem Primitivo. Há milhões de anos atrás, viviam, na Terra, seres estranhos, que mais se pareciam aos macacos do que ao Homem, de modo que os estudioso os chamam homens-macacos. ... Num período da pré-história encontramo-nos diante de um típico ser humano: o Homo erectus.
O Manifesto defende a idéia de que, além da capacidade de participação política, os trabalhadores estavam aptos a tomar o poder e conduzir um processo de transformação que levaria ao comunismo.
O Manifesto Comunista faz uma dura crítica ao modo de produção capitalista e à forma como a sociedade se estruturou através dele. ... Com o desenvolvimento do socialismo a divisão em classes sociais desapareceria e o poder público perderia seu caráter opressor, enfim seria instaurada uma sociedade comunista.
O Manifesto do Partido Comunista propunha a união da classe trabalhadora a fim de revolucionar o sistema político e econômico dominado pela burguesia, tendo como objetivo a tomada do Estado e a coletivização dos meios de produção.
21 de fevereiro de 1848
Foi para a imprensa em 1848. Este documento histórico pretendia, de acordo com Marx e Engels, definir o comunismo como a "apropriação real da essência humana pelo homem e para o homem", apresentando-se como um projeto de futuro e realizando a "passagem do reino da necessidade para o reino da liberdade".