Resposta. Perestroika junto com a Glsnost foi umas das medidas políticas adotadas por Gorbatchev para reestruturar a economia danificada da União Soviética. Esse período se caracterizou pelo fim da URSS e a abertura econômica para com países capitalistas./span>
Resposta: Fim da União Soviética. O Fim da URSS desenrolou-se a partir do momento em que Mikhail Gorbachev assumiu a liderança do partido comunista soviético, em 1985. ... O seu colapso, na virada dos anos 1980 para os anos 1990, aconteceu em virtude da falência do modelo socioeconômico e político comunista./span>
Reformas de base foi o nome dado pelo 24° presidente do Brasil, João Goulart, às reformas estruturais propostas por sua equipe. Estas incluíam os setores educacional, fiscal, político e agrário.
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entrou em colapso nos anos finais da década de 1980. ... A guerra travada no Afeganistão, país profundamente influenciado pela estrutura de poder comunista soviético na década de 1970, expôs a URSS a uma grande debilidade militar.
O epicentro da queda da URSS foram as tentativas de reforma do sistema empreendidas por Mikhail Gorbachev, que fora eleito presidente e secretário-geral do Partido Comunista Soviético em 1985. Gorbachev procurou renovar o comunismo por meio das medidas intituladas “Perestroika” e “Glasnost”.
Consequências do Fim da URSS Com o fim da URSS, o mundo passou a ter somente o capitalismo e o liberalismo como ideologia econômica e política. O fim do regime soviético inaugurou o processo da globalização e da economia de mercado que dominam o planeta atualmente.
Os historiadores atribuem dois acontecimentos importantes para o fim da Guerra Fria: a queda do Muro de Berlim, em 9 novembro de 1989 e o fim da União Soviética, em 1991. O conflito ideológico só foi terminado graças às negociações estabelecidas por Ronald Reagan e Mikahil Gorbachev durante a década de 80.