EQST

Como Era A Infncia No Passado?

Como era a infância no passado?

No século passado, ser criança era brincar na rua sem grandes receios do que acontecia lá fora. A imaginação era a líder de todas as brincadeiras.

Como era a infância no Brasil colonial?

O castigo físico em crianças não era nenhuma novidade no quotidiano colonial. Introduzido, no século XVI, pelos padres jesuítas, para horror dos indígenas que desconheciam o ato de bater em crianças, a correção era vista como uma forma de amor.

Como era a educação infantil no período colonial?

Esse ensino era organizado em classes para contar, ler, soletrar, escrever e rezar em latim. Com as crianças indígenas os padres recolhiam o material para a organização da língua.

Qual a concepção de infância de acordo com o autor Philippe Ariès?

Ele defendeu que a infância é um conceito construído socialmente na transição da sociedade feudal para a industrial. Essa ideia abriu espaços para várias discussões, sendo apreciada ou refutada, impulsionando um novo campo epistemológico.

Qual a definição de sentimento de infância para Ariès 1981?

Resposta: Ariès define o sentimento de infância como consciência sobre a particularidade infantil que distingue adulto e criança.

Porque usamos os termos infâncias e não infância?

​​​​​Em vez de falar de infância, as Unidades Sociais Maristas tratam das infâncias, no plural. Isso porque acreditamos que todo indivíduo é único, independentemente dos anos vividos. Logo, cada um deve ser respeitado e valorizado de acordo com suas singularidades.

Quantas infâncias existem?

“Do ponto de vista pedagógico e com bases no Jean Piaget, grande pesquisador das fases do desenvolvimento infantil, são quatro as fases: o sensório motor, que acontece de 0 a 2 anos; o pré-operatório que abrange dos 2 aos 7 anos; o operatório concreto, que envolve as crianças dos 8 aos 12 anos de idade; e o operatório ...

Como era a Infância Adolescência e educação em Esparta?

Resposta: Até os sete anos os meninos eram criados pelas suas mães. Elas os deixavam andar descalços para ter pés calejados e os cobriam só com uma única túnica para aprenderem a suportar o frio. A partir de então, passavam a viver com outros garotos da mesma idade em acampamentos do governo.

Como era o ensino na Idade Média?

O processo de educação na Idade Média era de total responsabilidade da Igreja. As escolas funcionavam anexas às catedrais ou às escolas monásticas, muitas funcionavam nos mosteiros. A Igreja foi um instrumento essencial no processo da educação na Idade Média, a grande disseminadora do conhecimento.

Como era a educação na idade antiga?

Antigamente, a educação acontecia por meio da imitação – inconsciente e consciente das coisas. Podemos dizer que o grande marco da educação na antiguidade foi o aparecimento da escrita. Antigamente também tínhamos a divisão no que concerne a educação: ela era diferente entre os governantes e os súditos.

Quem podia estudar na Idade Média?

A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros.

Quem podia frequentar as escolas cristãs?

Resposta. Resposta: homes e munheres de 18 anos.

Qual era a religião da Idade Média?

Com a expansão do feudalismo por toda a Europa Medieval, observamos a ascensão de uma das mais importantes e poderosas instituições desse mesmo período: a Igreja Católica. A própria organização da sociedade medieval (dividida em Clero, Nobreza e Servos) era um reflexo da Santíssima Trindade. ...

Como era a concepção do Sagrado antes da Idade Média?

Até chegar ao renascimento a visão de sagrado seria Deus e sua mensagem, desde a época de Cristo os primeiros cristãos eram perseguidos porém sempre mantendo firme a mensagem do evangelho, na idade média mais precisamente na era gótica foram construídas catedrais enormes para servir de exemplo da grandiosidade de Deus, ...

Como funcionava a Igreja Católica na Idade Média?

A Igreja Católica era a grande responsável pelo pensamento social e cultural na época, seu poder era tão grande que influenciava até a própria monarquia. ... Com esse pensamento de desprendimento, o Clero conquistou cerca de um terço das terras cultiváveis da Europa Ocidental, sendo ela uma grande senhora feudal.

Qual era a forma de pensamento dominante na Idade Média?

A filosofia medieval daria grande ênfase à teologia por causa do impacto que a religião teve sobre a filosofia ocidental. ... O segundo período foi mais aristotélico, onde o escolasticismo foi o movimento teológico e filosófico dominante.