Se o veículo estiver subindo (indo para frente), é um sinal de que você pisou pouco na embreagem, então, pressione mais pouco devagar que certamente ele irá parar. Caso esteja descendo, significa que você pisou com excesso na embreagem. Ao identificar isso, basta reduzir suavemente até que fique no ponto certo.
( MEIA EMBREAGEM NADA MAIS É QUE RETIRAR O PÉ DA EMBREAGEM A TÉ UMA MEIA ALTURA ) QUANDO SENTIR QUE O CARRO ANDOU MANTENHA O PÉ NA MESMA ALTURA. O CARRO ESTARÁ E MOVIMENTO A FRENTE E NÃO VOLTARA, ( RÉ ) Por essa razão numa subida se utiliza esse método para o carro não voltar.
Ao se posicionar diante do volante, coloque um pé na embreagem e outro no freio, com a marcha ajustada no freio para evitar aquela típica “arrancada” para frente. Ao dar a partida, lembre-se da expressão “pé na embreagem”! Pise fundo, engate a primeira marcha e vá soltando devagar, até sentir o carro começar a tremer.
SP, se o candidato for reprovado no exame prático, deverá pagar ao Detran. SP a taxa de R$ 32,38 para refazê-lo, não tendo cobrança com relação aos reagendamentos.
Prova prática Se for reprovado no exame prático, o candidato deve aguardar quinze dias para pagar novamente a taxa de exame do Detran. SP. Após o pagamento da taxa, a autoescola poderá remarcar a prova na unidade de atendimento onde o processo de Permissão para Dirigir está cadastrado.
No caso de REPROVAÇÃO no Exame Teórico-técnico ou Exame de Direção Veicular, o candidato SÓ poderá repetir o exame depois de decorridos 15 (quinze) dias da divulgação do resultado, sendo dispensado do exame no qual tenha sido aprovado.
Para consultar as etapas concluídas, resultado das provas teóricas e práticas, realize o cadastro e acesse o portal do Detran (www.detran.sp.gov.br), menu “Serviços Online”, opção “Pesquisa Resultado de Provas”.