Outra condição da pele que pode contribuir para o inchaço da testa é a queimadura de sol. A superexposição ao sol pode resultar em queimaduras solares graves que podem realmente causar bolhas, bem como um leve inchaço da área afetada. A pele precisa regenerar novas células para curar as queimaduras, mas certos tratamentos podem ser usados para aliviar a dor, incluindo a aplicação de compressas frias ou gel de aloe vera na queimadura de sol.
As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs, também conhecidas como infecções sexualmente transmissíveis) podem causar inchaço testicular da mesma forma que infecções do trato urinário não sexualmente transmissíveis podem causar inchaço testicular. O mecanismo envolve a colonização da uretra pelo organismo e depois o deslocamento pelo canal deferente até o epidídimo ou testículos. Gonorréia e clamídia são as causas sexualmente transmissíveis mais comuns de inchaço testicular.
No entanto, quando o inchaço no rosto é acompanhado por outros sintomas como febre, calor ou dor no local, vermelhidão da pele, falta de ar ou inchaço em outras partes do corpo, pode ser sinal de doenças mais graves, como infecções, reações alérgicas, traumas, insuficiência renal e doenças do coração, por exemplo.
A arterite ocorre quando o revestimento destas artérias se encontra inflamado ou danificado. Esta patologia também é chamada de Doença de Horton ou arterite de células gigantes.
O que fazer: normalmente essa dor de cabeça melhora com repouso e relaxamento, por isso, uma boa opção pode ser tomar chás calmantes, como o chá de camomila, passiflora ou valeriana. No entanto, se a dor não melhorar, também podem ser usados analgésicos, como paracetamol ou aspirina, receitados por um médico. Veja mais detalhes do que fazer para aliviar a dor de cabeça tensional.
A dor de cabeça na região da testa é também frequente em caso de sinusite, devido à inflamação dos seios nasais. Nesse caso, é comum que a dor de cabeça seja acompanhada da sensação de peso ao redor dos olhos, assim como outros sintomas típicos de sinusite, como coriza, nariz entupido, febre baixa e cansaço excessivo. Saiba reconhecer os sintomas de sinusite.
Seja por queda, colisão no campo de futebol, acidente de carro ou outro contato de alto impacto, o trauma é uma das principais causas de hematomas. Um ovo de ganso é essencialmente apenas uma contusão na testa. Esses inchaços geralmente ficam pretos e azuis depois de um dia ou dois.
Se não houver sintomas ou os sintomas forem mínimos (como uma leve dor de cabeça), marque uma consulta para que o ovo de ganso seja examinado por um médico. Pode não ser uma emergência, mas você deseja saber qual é o impacto e qual a probabilidade de permanecer.
O inchaço no rosto pode estar relacionado ao fato de não dormir o suficiente, não descansando de forma adequada, ou em excesso, devido à pressão do rosto sobre o travesseiro quando deitado. Geralmente o rosto não fica muito inchado nesses casos e melhora ao longo do dia.
O excesso de estresse e ansiedade podem aumentar a produção de cortisol e adrenalina, hormônios que estimulam as contrações nos músculos do pescoço e ombros, causando um tipo de dor de cabeça conhecida como cefaleia tensional.
Este tipo de causa é mais comum durante o inverno, devido a gripes e resfriados, mas também pode acontecer na primavera, especialmente em pessoas que têm alergias frequentes.
O prognóstico da arterite temporal depende da fase da doença em que é diagnosticada. Em estágios iniciais, a perspetiva é mais favorável, no entanto, como é uma doença autoimune, o tratamento apenas visa retardar a progressão da doença e melhorar a sintomatologia do doente.
Você nunca deve tentar fazer um cisto. O risco de infecção é muito grande. Em vez disso, pressione um pano quente e úmido na testa. Você também pode consultar um dermatologista para cremes tópicos que podem ajudar a curar o cisto.
O diagnóstico da arterite temporal é realizado, geralmente, através da história clínica do doente e do exame físico completo, prestando especial atenção às artérias temporais em conjunto com algum dos seguintes meios complementares de diagnóstico e terapêutica (MCDT):
Cirurgias dentárias, no rosto, cabeça ou pescoço podem estar relacionadas com inchaço na região envolvida, sendo considerado normal. Além disso, também podem ocorrer dor e dificuldade de movimentação da parte afetada.
A enxaqueca provoca sintomas como dor de cabeça forte, constante e pulsante que pode ocorrer apenas do lado direito ou esquerdo e irradiar para a testa e nuca, podendo durar cerca de 3 horas, mas em casos mais graves pode permanecer durante 72 horas. Além disso, podem ainda ocorrer sintomas como vômitos, tonturas, enjoo, visão turva e sensibilidade à luz e ruído, sensibilidade a cheiros e dificuldade na concentração.
A dor de cabeça após a anestesia peridural pode surgir algumas horas ou dias após a administração do anestésico, podendo desaparecer espontaneamente em 2 semanas. A dor de cabeça costuma afetar a testa e a parte posterior da cabeça, podendo também se estender para a região do pescoço e ombros.
Bochecha inchada é sinal de problemas de saúde bucal? Nem sempre. Muitas vezes, você pode ficar com a bochecha inchada por causa de problemas alérgicos como picadas de inseto, uso de medicamentos, cosméticos, queimaduras ou doenças infecciosas como caxumba, terçol e sinusite.
Ao inchar, a medida mais eficiente é fazer compressas geladas por 10 minutos, a cada 20 minutos. Isso além de dar uma leve anestesiada na dor, ajuda a diminuir bastante o inchaço.
Esse edema, costuma ser semelhante ao que ocorre com a retirada de dentes (siso principalmente) e começa a diminuir após 48 horas. Quando não há associação com outras cirurgias (lipo do pescoço por exemplo), não há nem necessidade de curativos, pois os pontos ficam dentro da boca.
A bichectomia é uma cirurgia plástica para retirada da bola de Bichat - tecido gorduroso localizado na região interna das bochechas. A cirurgia plástica envolve dois cortes dentro da boca, um de cada lado. O procedimento estético, que dura cerca de 30 minutos, pode ser feito com anestesia local.
O valor deste procedimento pode custar até 5 mil reais.
No entanto, a melhor alternativa para quem tem o mesmo problema é a cirurgia ortognática, que é oferecida pelo SUS (dependendo do caso) e cujo preço gira em torno de R$ 20 mil a R$ 30 mil na rede particular.