A palavra diferencial é usado para designar uma parte do carro, que serve para equilibrar o movimento e o deslocamento das várias rodas que fazem parte do mecanismo, a fim de permitir que mais seguro e mais fácil executar manobras. O diferencial é um sistema que consiste em várias engrenagens, não é um simples elemento em si como pode ser o motor ou a caixa de velocidades. O diferencial está localizado em frente do carro e é executado a partir forçando é exercida sobre estas engrenagens, fazendo-os gerar movimento e permitindo o movimento correcto das rodas.
O diferencial é um sistema que é construído para o carro (ou seja, ele todos os veículos) pode exercer adequadamente o movimento de rotação das rodas e não sofre de desequilíbrios ou desalinhamentos. A este respeito, é importante notar que quando as rodas giram que compreende um veículo (por exemplo nos cantos) sempre fazer a velocidades diferentes, a frente e para trás, por estar em planos diferentes com respeito ao vez de executar. Esta instalação é fornecido pelo diferencial que permite que cada roda de ajuste e faça um movimento de rotação adequada para o plano do espaço em que se encontra.
O diferencial pode ser considerado um dos mais importantes no que diz respeito à estabilidade do carro desde a sua existência prévia aos veículos que tiveram duas ou mais rodas sempre tiveram algum nível de desestabilização durante invenções curvas. Este foi tão incapaz de acomodar todas as rodas para o mesmo movimento e ser algum sossego enquanto outros ainda estavam se movendo. Finalmente, com o uso de movimentos diferenciais gerados por engrenagens permitir quatro rodas equilibrada acomodar e agir em qualquer situação de rotação.