A RAM ou computador de acesso aleatório é muitas vezes usado para armazenar programas e dados de informações.
O acrônimo RAM significa para “Random Access Memory” e é traduzido como “Random Access Memory”, ou, em alguns casos, “Direct”. A memória deste tipo é uma peça constituída por uma ou mais fichas e formando parte de um sistema de computador ou computador.
A característica distintiva deste tipo de memória é que ele é uma memória volátil, ou seja, ele perde seus dados quando ele deixa de receber energia. Normalmente, quando o computador está desligado. Assim, ele difere de outras memórias, como ROM, que tem a capacidade de armazenar informações independentemente condições de energia disponíveis.
RAM, então, é um dispositivo usado para gerenciamento de dados e programas de informação circunstancialmente e software. Esta memória permite o funcionamento dessas aplicações e, uma vez fora ou operação do sistema interrompida, a informação é perdida, já que muitas vezes não é sobre arquivos ou dados armazenados por sua relevância, mas simplesmente dados necessários para o desempenho o software em questão.
Memórias deste tipo pode ser dividido em estático e dinâmico. O primeiro que manter o seu conteúdo inalterado porque há sempre uma fonte de energia. Este último, no entanto, envolve uma “leitura destrutiva”, ou seja, que a informação é perdida quando você lê-lo e impedir que esses dados devem ser restaurados com uma operação de “soda”.
RAM pode ter tamanhos diferentes expressos em megabytes ou gigabytes e, assim, permitir o uso de nível inferior ou superior. Por exemplo, a utilização simultânea de vários programas, ou o incremeneto da velocidade da conexão ou o funcionamento do computador. Em geral, quando se compra um computador, RAM está incluído, mas muitas vezes pode ser prolongado se o usuário quiser fazer um maior uso do mesmo.