Embora os mais jovens pode parecer que a Internet é algo que sempre existiu, e mais velhos que é muito recente, o termo correto é como muitas outras coisas no meio, e ARPANET representa um passo nesta longa, enquanto curta história.
ARPANET é o precursor direto da Internet, uma rede que se tornou operacional em outubro de 1969 após vários anos de planejamento.
Seu promotor foi DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), uma agência do governo dos EUA sob o Departamento de Defesa desse país, que ainda existe.
Originalmente, conectando centros de pesquisa e centros acadêmicos para facilitar a troca de informações entre eles face a promover a investigação. Sim, ser um empreendimento do Departamento de Defesa, entende-se que também veio de pesquisa de armas nesta troca de informações.
Ele também explica, sem nenhum mérito, que o projeto da ARPANET foi feito pensando que poderia resistir a um ataque nuclear por parte da União Soviética e, portanto, provavelmente a grande resistência que tem mostrado a rede de redes para grandes catástrofes e ataques.
Foi a primeira rede que foi colocado em uso um pacote protocolo de comunicação que não exigem mainframes, mas era como é hoje Internet- totalmente descentralizada.
Em 1983, a separação da rede militar dos EUA (MILNET) da ARPANET, que vinha crescendo no sector civil, e já apresentou riscos para a cibersegurança dos EUA, mas não como agora, é claro materializa.
NSF (National Science Foundation) absorvió logo após a ARPANET, que acabou por desaparecer em 1989, subsumido pelo novo Internet marca.