crossorigin="anonymous">
Confira as dicas para quem quer começar a tocar flauta
Tocar flauta. 2. [Informal, Figurado] Enganar, iludir.
A flauta doce ou flauta de bisel é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização.
1.
Esta flauta mede 3,1m de comprimento. O dedilhado das flautas renascentistas é diferente das flautas barrocas, geralmente com muitas notas de forquilha e uso de meios furos ou “sombra” para afinar algumas notas. O que torna passagens virtuosísticas ainda mais difíceis para serem tocadas.
Exercício 1: feche todos os furos da flauta, e toque a nota (dó na flauta soprano ou fá na contralto). Ao soprar um pouco mais, ouviremos o segundo harmônico (oitava acima). Ao soprar um pouco mais, ouviremos o 3.o harmônico (sol na soprano, dó na contralto).
A flauta é o instrumento instrumento musical de sopro feito de diversos tipos de madeiras com formato de um tubo oco com orifícios. É um aerofone que, a partir do fluxo de ar dirigido a uma aresta que vibra com a passagem do ar, emite som.
A ORIGEM DA FLAUTA TRANSVERSAL As flautas transversais mais antigas de que se tem notícia, foram encontradas por volta de 35 a 40 mil anos atrás, na região dos Alpes Suábios (Alemanha). Essas, são foram feitas de ossos de animais ou humanos e tinham apenas um orifício.
Incline a flauta: incline a base na direção oposta ao corpo, de forma que o lábio inferior cubra parte da abertura do tubo. Coloque a flauta levemente contra o lábio na mesma hora. Retraia a mandíbula: você também pode retrair a mandíbula para tocar meias notas.
A flauta é um instrumento de sopro, da família das madeiras. Sua origem remonta o período neolítico de nossa civilização, quando o homem, com a intenção de imitar o som dos pássaros, produziu os primeiros instrumentos de sopro que se tem registro, através de bambus perfurados.
Foram denominadas "pã" por associação ao deus grego Pã. Eram muito populares entre os etruscos e os gregos, desde o século VI a.C., com o nome de siringe. Hoje, a flauta de pã é uma peça importante na música folclórica da Roménia, Myanmar, Oceania e dos países andinos.
70 cm
O mecanismo para a afinação da flauta transversal é muito simples. Ela é feita a partir do encaixe do bocal ao corpo da flauta. Por questões de ressonância quanto maior o tubo da flauta, mais grave é o som produzido e quando menor, mais agudo. E é utilizando esse princípio que iremos afinar a flauta transversal.
Atualmente, os modelos mais comuns da flauta transversal são feitos em níquel (podem ser banhadas em prata) e, por isso, possuem um custo mais baixo. Encontra-se, também, flautas fabricadas totalmente em prata e algumas até mesmo em ouro, o que eleva os custos mas também a durabilidade do instrumento.
Estudando Flauta Transversal
- Sempre lave as mãos antes de usar a Flauta. Ao lavar as mãos você evita que elementos químicos, resíduos de alimentos e suor entre em contato direto com a prata. Tome sempre um cuidado especial em não raspar as sapatilhas com o pano ao limpar a parte externa do tubo da Flauta.
Pegue apenas o bocal da sua flauta e posicione o maior lado do porta-lábio sob o lábio inferior. O porta-lábio deve estar centralizado aos lábios e cobrindo pelo lábio inferior 1/4 do furo do bocal. Não cubra muito o bocal para que o som não soe espremido e estrangulado.
A flauta em C tem a nota A4 (lá) afinada em 440 Hz. Para produzir o som, o instrumentista sopra através de um furo lateral na cabeça do instrumento. O jato de ar produz uma turbulência quando atravessa a aresta da abertura; parte do ar entra e a outra escapa.
As Flautas Yamaha se tornaram favoritas entre muitos professores e alunos por causa de seu som aberto e facilidade em se tocar. Saiba mais sobre a Flauta Yamaha, clique aqui.
A ocarina é um instrumento de sopro em formato globular que lembra, muitas vezes, uma flauta.