As três fases do leite materno: colostro, transicional e maduro
O colostro é um leite rico em nutrientes, como vitamina E e proteínas, além de anticorpos. A sua cor amarelada é resultado da presença de carotenoides, que serão transformados em vitamina A pelo corpo. Essa composição é fundamental para o amadurecimento do sistema gastrointestinal e do sistema imunológico.
Na verdade, ele sofre alterações durante todo o período de amamentação para se adaptar às necessidades da criança. Existem três fases do leito materno: o colostro, o leite de transição e o leite maduro.
Além disso, as mamães também podem pensar: "o meu leite não está sustentando porque o bebê sente vontade de mamar toda hora". Isso também é um mito. Na verdade, o leite materno é ótimo para a digestão do bebê. Por isso, no primeiro mês, é necessário que o bebê mame em intervalos mais curtos.
Estes são alguns dos sinais que observa quando o bebé fica satisfeito:
Quando bem alimentado e hidratado, o xixi apresenta coloração clara e não tem cheiro — a troca de fralda gira em torno de dez por dia nos primeiros meses de vida. Já o cocô pode apresentar uma cor que lembra mostarda ou tons de verde. Nem sempre que o bebê tem fezes endurecida é porque está mal alimentado.
Um estômago cheio é mais propenso a regurgitações....Preste atenção se observar os seguintes sintomas:
O relógio também pode ajudar quando o bebê está cansado Uma criança de três meses se cansa depois de duas a três horas acordada. Enquanto isso, uma criança de um ano pode ficar brincando alegremente, sem se cansar, por cerca de três a quatro horas e uma criança de dois anos, de cinco a seis horas.
Para melhorar esse quadro, alguns pais acreditam que manter o bebê acordado durante o dia é uma ótima saída. Na opinião desses pais, quanto mais cansado o bebê estiver, melhor vai dormir e assim permanecerá dormindo por mais horas seguidas à noite e todos poderão descansar.
Causas e fatores de risco
A apneia do sono é um distúrbio do sono potencialmente grave em que a pessoa para de respirar, por alguns segundos, diversas vezes durante a noite. Pessoas com apneia obstrutiva do sono podem, inclusive, não estar cientes de que têm o problema.