Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. ... As pinturas africanas são feitas com vegetais, barro, ocre vermelho e amarelo extraídos de rochas vulcânicas, cal branca e seiva de algumas plantas que possuem pigmentos fortes.
As pinturas corporais são as marcas de muitas etnias indígenas. Elas diferenciam clãs e famílias. As tintas são feitas a partir de elementos naturais como urucum, jenipapo e açafrão. A diversidade de formas e cores pode ser vista durante Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), que seguem até sábado (31), em Palmas.
São elas: Kryolan, Temptu (melhor no mercado com tintas corporais), Mehron, Pinta Cara, Veríssimo, Ben Nye e Dinair.
Tinta guache – Algumas substâncias não são próprias para a pele e podem causar alergia. ... Valéria Marcondes orienta evitar tinta guache e materiais escolares, já que não são próprios para a pele. “Se a tinta for imprópria para ser usada na pele pode prejudicar até mesmo a parte respiratória”, afirma.
Modo de preparo:
Para fazer a tinta lavável são precisos três materiais: terra, água e cola. Basta misturar de seis a oito quilos de terra bem coada, um quilo de cola branca e dez litros de água. Depois é só pintar. Para quem deseja uma tinta colorida, Francisco lembra que é necessário apenas acrescentar um pigmento da cor desejada.
Como fazer: Em uma panela, esquente 100 ml de água em fogo alto e coloque a farinha aos poucos, até formar uma massa sem caroços. Depois, adicione o resto da água e mexa bem. Acrescente então os pigmentos e mexa bem. Adicione o sulfato de ferro, caso necessário.
Tinta de Farinha Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela e deixe ferver até que a mistura esteja no ponto de tinta. Acrescente o corante e deixe esfriar. Ela mantém a textura depois de seca.
Como preparar:
Receita de Tinta Caseira Coloque em uma bacia a água, a farinha de trigo e o sal. Mexa bem. 2. Pingue algumas gotas de corante alimentício até a coloração desejada.
Modo de Preparo - Como fazer o corante bordô
Como fazer seu corante natural comestível
Coloque um pouco de detergente à parte. Coloque o leite no prato e comece a pingar umas gotas de corante no leite. Com o branco do leite a cor do corante vai formar um lindo contraste. Agora diga às crianças que o palito é mágico, e dizendo isso, molhe o palito no detergente e coloque-o no centro da gota do corante.
Os corantes podem ser caramelo, derivados da queima de açúcar; naturais, à base de plantas ou animais; e artificiais, "sintetizados por via petroquímica ou do alcatrão do carvão mineral", como descreveu Giannini.
- Azul Brilhante: Sintetizado a partir da tinta do alcatrão de carvão. Usado em Laticínios, balas, cereais, queijos, recheios, gelatinas, licores, refrescos.