O conceito virgindade refere-se ao fato de que uma pessoa não teve relação sexual completa a qualquer momento. O conceito de virgindade está intimamente ligada à experiência da primeira vez. Um momento na vida de cada pessoa é diferente e não há idade único quando a perda da virgindade ocorre apesar de muitas pessoas fazem amor pela primeira vez em sua juventude.
O conceito de virgindade também é muito marcado pelo contexto social e cultural de uma região ou também, o seu significado pode ser influenciada por idéias religiosas. Por exemplo, alguns católicos optar por não ter relações sexuais durante o namoro e esperar até o casamento como um nível espiritual sinal valioso. Neste contexto e no âmbito destas crenças religiosas, a virgindade é visto como um símbolo de pureza e amor verdadeiro.
No entanto, deve-se salientar que em países desenvolvidos, bem mostra a influência de muitos dramas de TV e comédias românticas, reduziu a idade em que os jovens vivem a sua primeira vez. Como apesar anticoncpetivos meios que podem ser usados para prevenir a gravidez, ainda existem muitos casos de gravidez indesejada.
O sexo não se refere apenas a uma experiência corporal, mas também é um envolvimento emocional, mesmo em sexo sociedade de hoje e amor não são dois conceitos que a mão ser dada conforme necessário. Mas a verdade é que é muito importante que uma pessoa esperar até que tenham atingido a maturidade emocional e até sentir realmente pronto porque ele encontrou uma pessoa adequada que quer dar o passo para viver a sua primeira vez. Sob nenhuma circunstância deve subestimar esta etapa que se conecta diretamente com a privacidade pessoal.
Virgindade está relacionada com o conceito de castidade, embora conceitos não sinônimas. A diferença entre virgindade e pureza é que uma pessoa pode ser casto sem ser virgem.
Católica religiosa e freiras fazem votos de castidade como uma condição que é inerente a promessa de professar uma fé.