A educação é um dos processos mais importantes que existem na vida de uma pessoa porque tem a responsabilidade ea tarefa de socializar e ensinar as pessoas, desde pequenas a maturidade, para ajudá-los e ajudá-los em seu desenvolvimento intelectual e ético.
É imperativo que a educação e começar na infância, pois permite que a criança a estruturar o pensamento e aprender as ferramentas para ajudá-lo em sua expressão, bem como ajuda no processo de maturação do motor sensorial e estimular no que diz respeito à integração social.
Note-se que, actualmente atribui grande importância à educação continuada, o que representa e promove o processo de educação nunca termina ou infância ou juventude é limitado, mas o homem é plausível para receber o conhecimento ao longo de sua vida independentemente das idades e fases.
No entanto, a educação pode ser realizado através de várias formas, formas e contextos caso e, em seguida, vamos lidar com uma das formas mais comuns em todo o mundo.
O conceito de educação secular é aquele que se refere ao tipo de educação que não se baseia em qualquer doutrina religiosa ou credo e podem ser gerenciados e entregue pelo Estado ou por qualquer instituição acadêmica de natureza privada.
A principal função da educação secular é combinar as habilidades e oportunidades, sem discriminação contra os jovens e credos crianças ou crenças religiosas que eles ou suas famílias detêm.
É um tipo de educação que visa toda a população, sem entrar na realização das diferenças sobre o que eles acreditam em questões religiosas, ou não se decidir não acredita em nada.
Devemos, no entanto, esclarecer que a educação secular não implica que o ensino ministrado neutraliza os valores religiosos e promove uma postura ateu ou agnóstico, muito menos, mas basicamente afasta esses debates ou distinções e só lida com transmissão conhecimento para seus alunos sem qualquer interpretação religiosa nem contrário aos valores de qualquer religião.
Isto é assim porque cada instituição religiosa pode dar suas próprias versões da história, moralidade, comportamento ou valores e, portanto, o conhecimento em uma sociedade não é correspondido ou equilibrado.
educação secular é um fenômeno ou um privilégio começou a entrar na cena histórica logo após a Revolução Francesa, em 1789, e muito gradualmente.
Esta revolução, com o seu grande desafio à religião como uma forma de organizar a vida da comunidade permitiu leigos e canais seculares expressão aberta, ou seja, fora da Igreja, que estava fora deste.
Porque, como sabemos até agora e especialmente durante a monarquia absoluta a igreja tinha sido amante de vários planos da vida, especialmente a educação.
Na maioria dos países ocidentais educação hoje é secular e em grande parte dependente do estado, não instituições religiosas. Educação e ensinado nas escolas é igual a todos os membros e futuros cidadãos como todos eles recebem o mesmo tipo de conhecimento, com foco em um modo secular, secular e (na maioria dos casos) democrática.
educação secular, além de não ser baseada na religião como um centro organizador do conhecimento, substitui razão e empirismo, pelo avanço das diferentes áreas do conhecimento a nível racional e empírica.
É importante notar, porém, que a educação secular, em muitos casos pode ser tingida com certas ideologias políticas, dependendo do tipo de estado ou de governo para desenvolver em cada país, de modo a ideia do secularismo só garante a liberdade em relação aos aspectos religiosa.