atitude regressiva é aquela que ocorre principalmente na infância quando a criança, como resultado de um evento específico, adotar atitudes que já tinha passado. Por exemplo, quando a criança vai ter um irmãozinho e vive esta notícia com suspeita de ser destronado (sentimentos de inveja), você pode mostrar atitudes novamente retrógradas como uma forma de chamar a atenção para seus pais por amor. Os pais devem agir com empatia para com estas atitudes ao invés de culpar a criança por sentir ciúmes.
A nuance que mostra comportamento regressivo é que, aparentemente, não mostra uma evolução na criança em seu crescimento e autonomia de acordo com a sua idade, mas envolve um passo para trás. Deve-se salientar que para além das aparentes, tais atitudes fazem envolver um avanço significativo para a criança, mas não no início, mas uma vez que a criança tenha superar essas atitudes novamente.
Nós tendem a representar o desenvolvimento da criança de forma linear quando, na realidade, é um processo em que há fases com características diferentes. A criança também pode mostrar atitudes regressivas, como resultado do medo, como a adaptação a uma nova etapa. Ou, como resultado de mudanças em sua vida que você sente com a notícia do divórcio dos pais.
grandes mudanças como uma mudança de piso ou cidade, como uma mudança de cole também assumem um papel importante na variação de rotina da criança. Este tipo de atitudes regressivas são especialmente prevalente na escola-estágio (primeiros anos lectivos).
Que tipo de atitudes regressivas pode mostrar a criança? Usando novamente a chupeta, querem usar fraldas em vez de ir ao banheiro sozinho, mostra uma rebelião constante contra as indicações dos pais (quando anteriormente ele não se comportou desta maneira), mostram muito dependentes de seus pais, querendo dar comer em vez de usar talheres para si mesmo …
Antes de qualquer dúvida de que os pais têm em relação ao desenvolvimento da criança pode consultar com um professor que pode dar uma orientação prática de uma forma personalizada.