No campo da psicologia é importante para determinar objetivamente e com precisão a indivíduos que são estudados. Deve-se ter em mente que a psicologia é uma ciência e que esses instrumentos requer a medição rigorosa e confiável.
Um teste psicométrico é aquele em que a personalidade de um indivíduo é avaliado, bem como suas habilidades. Como regra geral, estes testes são utilizados durante o processo de recrutamento. Através deles é conhecer o potencial de um candidato em relação a uma tarefa para executar. Não se esqueça de que um empregador olha para futuros trabalhadores com uma certa característica de personalidade.
Um teste psicométrico é uma ferramenta que ajuda os empregadores para saber mais sobre os candidatos para um emprego.
Este tipo de testes avaliam a capacidade de alguém para executar tarefas específicas.
Quem é avaliado para responder a perguntas com sinceridade completa, como o avaliador é um especialista e poderia detectar algumas contradições entre as respostas.
Para atender este teste com algumas garantias devemos primeiro fazer um testes práticos. Desta forma, você pode reduzir o nível de ansiedade para o teste final.
Este ensaio é um dos mais amplamente utilizados no campo de testes psicométricos. Aí certas capacidades são medidas (por exemplo, a consistência, a força de vontade, ou a capacidade de se adaptar a ambientes diferentes). Ao mesmo tempo, o teste Cleaver nos permite oferecer uma avaliação global da personalidade do candidato.
Do ponto de vista do empregador, este teste é possível prever as reações de alguém no ambiente de trabalho. Os dados obtidos com este teste tentar avaliar o comportamento do candidato em situações atuais, o seu nível de motivação e capacidade de resposta em momentos de pressão.
O teste do talhador não fornece informação sobre o QI, para os quais são utilizados outros testes psicométricos (por exemplo, teste de Terman). Além disso, os aspectos emocionais dos candidatos, nem são detectados pelo Cleaver teste.