A rácio dependência é um factor que também faz parte da estrutura social uma vez que existe uma interligação constante entre indivíduos dentro do mesmo tecido. Além individualismo, as inter-relações são evidentes, como mostrado na taxa de dependência.
Na sociedade há pessoas que não trabalham: aposentados descansar depois de uma vida profissional longa, as crianças desfrutar de sua infância fora compromissos profissionais. E também há pessoas que apesar de estar em idade activa têm um emprego diferentes circunstâncias. Por exemplo, há pessoas que, como resultado da doença têm uma dependência.
O rácio de dependência mostra a seguinte equação: você deve dividir o número de pessoas que não estão em idade de trabalhar pelo número de pessoas se eles estão em idade de trabalhar.
Um dos principais problemas que está ocorrendo em alguns países desenvolvidos, com baixa taxa de natalidade é que a sociedade está envelhecendo. De forma que o setor da população em aumentos de palco não produtivos como o setor social no trabalho de palco é reduzida.
Assim, um peso significativo no sector social que está trabalhando porque há despesas através desta camada social são realizadas, por exemplo, as pensões de aposentados ocorre. Esta relação de dependência analisa a ligação entre a população dependente estratos que estão ligados à população activa (o dependente de stand-).
Geralmente considerado como dependentes aqueles entre 0 e 16 e aqueles com idade de 65 anos (idade da reforma) pessoas. O rácio de dependência influencia despesas importantes, tais como a educação, pensões, saúde e custos sociais que contribuem para o bem comum de uma comunidade.
O rácio de dependência também pode variar em estágios de crise econômica com altos níveis de desemprego social, as pessoas que estão em idade de trabalhar. A proporção conceito dependência mostra a equipe de análise de valor social avaliar como o bem comum também nutre o bem individual. Pelo contrário, os problemas sociais também afetam os indivíduos que fazem parte dessa sociedade.