EQST

Versatilidade 2?

Versatilidade 2? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Versatilidade é a qualidade de fazer coisas diferentes. Diz-se que alguém é uma pessoa versátil quando você tem muito diferentes interesses e habilidades com os outros.

As pessoas instruídas são aqueles que sabem sobre muitos assuntos diferentes: arte, ciência, desporto … Ter interesse no que diz respeito ao conhecimento relacionado e fora da nossa profissão, revela versatilidade. E isso significa que a pessoa versátil tem um caráter aberto e intelectualmente curioso em diversas áreas. Às vezes, a versatilidade é utilizada como uma característica que não é positivo, precisamente porque ele é usado como sinônimo de dispersão e algo de alguém que não é capaz de se concentrar em algo.

Deve compreender-se, portanto, que o termo versatilidade pode ter dois sentidos (um positivo e outro negativo), dependendo do contexto.

No sentido positivo, implica pluralidade versatilidade de interesses, iniciativa, curiosidade, vitalismo, em última instância, e é visto como um recurso valioso.

No sentido negativo, a versatilidade é considerado uma atitude ambivalente, as pessoas impraticáveis, amadores ou inconstantes. Há ainda dizeres sobre: ​​pau para toda obra, mestre de ninguém. uma variedade sentido derrogativo distinguidos.

Ambas as interpretações podem ser válido, dependendo das razões discutir. Um exemplo pode servir para esclarecer o debate. Um médico gostaria de medicina em geral, para interessar todos os ramos da mesma forma. Esta atitude é positiva, em que todo o conhecimento é útil e, em paralelo, é negativo na medida em que é quase impossível de se especializar em um ramo da medicina se o interesse é para com todos. A seguir um exemplo semelhante, se um médico especialista em doenças da retina e em sua vida pessoal tem interesses muito diversos, estaríamos falando de alguém versátil e ao mesmo tempo é especializado.

Na história da humanidade há alguns exemplos famosos de versatilidade (neste caso, em um sentido positivo). A figura de Leonardo da Vinci, o artista renascentista que pintou, esculpiu, e escreveu e inventou tudo com grande habilidade. Seu caso é paradigmático e quase poderia dizer que é uma exceção, é de conhecimento profundidade incomum em diferentes atividades.