O conceito de população rural se aplica a esses tipos de pessoas localizadas em não – áreas urbanizadas envolvidos na produção primária, quer produtos agrícolas e produtos animais. populações rurais estavam ambos na Antiguidade e na Idade Média os mais importantes centros de concentração populacional, poder e importância foram perdidos do crescimento das cidades e centros urbanos a partir do século XV até ao presente.
As populações rurais são sempre mais diretamente ligada com um estilo de vida claramente relacionada com a natureza, e também com estruturas de pensamento e de organização social que muitos consideram mais primitivo mas poderíamos designar no lugar como mais estruturada e tradicional.
As populações rurais são muitas vezes pequenos grupos de pessoas cuja actividade económica principal é a produção de matéria-prima tanto agrícola e pecuária. populações rurais tendem a ter um estilo de vida natural cada vez mais longe dos elementos que caracterizam a vida moderna, tais como tecnologia, mídia, etc. Em muitos casos, as populações rurais também mostram estruturas muito mais tradicionais de pensamento, ótima maneira ligada à religião, superstição, a importância da família, o folclore típico de cada zona, etc.
Normalmente, por causa do estilo de vida que levam, as populações rurais tendem a mostrar melhor qualidade de vida no que diz respeito a fenômenos como o stress, mas pode ter aumentado a exposição a doenças cujo tratamento na cidade é controlado. Em geral, todos os países têm regiões mais rurais onde a urbanização ainda não chegou. No entanto, pode variar na proporção em que alguns países ainda mostram um elevado número de aldeias e comunidades rurais e poucos centros altamente urbanas.