É conhecido como o sentimento de insegurança ou a percepção de falta de segurança que percebe um indivíduo ou um grupo social sobre sua imagem, a sua integridade física e / ou mental e sua relação com o mundo.
Existem várias causas e ambientes onde a insegurança pode se referir a …
insegurança emocional
Por exemplo, a percepção de insegurança é muitas vezes confunde com a psique e o estado mental de um indivíduo. De acordo com as suas experiências, experiências, meio ambiente e aspectos relacionais da personalidade, um indivíduo pode sentir-se mais ou menos seguro do mundo sobre a sua imagem, as suas características físicas e mentais e identidade. Muitas vezes vistos como os mais introvertido ou reservado sobre seu povo imagem pública são aqueles que sofrem de um distúrbio de insegurança ou baixa auto-estima, por exemplo, em termos de sua aparência física ou, por exemplo, em relação a determinados elementos de sua personalidade e / ou maneira de pensar. Mas muitos psicólogos interpretar também uma imagem pública de excesso de confiança pode intimamente esconder um estado de desconforto ou insegurança consigo mesmo.
Note-se que em muitos casos essa incerteza pode levar a estados emocionais complexos tais como paranóia, timidez excessiva que impede interagir com o ambiente direta ou isolamento social total. O maior insegurança a este respeito será maior isolamento a que é submetido a pessoa que sofre.
Origens de insegurança emocional
Não há especialistas exceções indicam que a falta de segurança nesta área tem seu início durante a infância da pessoa e, consequentemente, irá desenvolver vários mecanismos de defesa para defendê-la, entretanto, esses mecanismos virá à tona toda vez que o pessoa se sentir ameaçados e Irã formando uma rede sobre o indivíduo, então será difícil separar.
Superar a insegurança emocional
Não há prescrições absolutos, no entanto, a psicoterapia é um dos mais eficazes no combate alternativas insegurança emocional. O terapeuta através de encontros diários com o paciente vai colocar frente a frente com suas inseguranças e, portanto, para enfrentá-los e reconhecê-los sem esconder atrás de mecanismos psicológicos podem gradualmente superada.
Crime, a principal fonte de insegurança social
No outro lado, em um grupo social, a insegurança é muitas vezes devido a um aumento na taxa de criminalidade e criminalidade, e / ou desconforto, desconfiança e violência gerada pela fragmentação da sociedade. .
O crime é claramente uma violação da lei em vigor no Estado de direito e pode manifestar-se de várias maneiras, mas com toda a violência é muito presente. O assalto à mão armada, seqüestro, estupro, são alguns dos crimes mais comuns a que os seres humanos podem nos confrontar e, claro, exacerbar a nossa sensação de insegurança, ou seja, estão intimamente ligados a experimentar insegurança. Quando em uma sociedade casos galopante de agressão sexual, roubo, entre outros, existirá entre os habitantes de um estado de alerta constante e, claro, muito medo.
O outro lado: Segurança
Pelo contrário, pode definir a segurança como o estado de calma, defesa e proteção em uma sociedade ou um grupo de cidadãos que, consequentemente, leva a uma sensação de bem-estar comum. Por sua vez, o conceito de segurança cidadã também pode consultar as práticas de proteção e defesa da cidadania por parte do Estado ou o governo, depois de transformar uma uma etapa inseguro ou violenta socialmente harmonioso.
A globalização, a corrente principal desencadeador de insegurança
Nas últimas décadas, devido ao impacto da globalização sobre a ordem econômica política, social e cultural, muitas sociedades ao redor do mundo foram afetados e fragmentada. diversidade cultural e de migração que resultam de estes novos cenários muitas vezes têm ajudado a criar ambientes onde crescem os grupos minoritários e de marginalização aumenta. E não há nenhum grupo social única pertencer a uma nação ou região, mas vários grupos surgem em várias áreas, estimulando a falta de geográfica e pertencimento social e encorajando suspeita, desconfiança e sentimentos de insegurança. Por sua vez, os países em desenvolvimento foram prejudicados pelo crescimento econômico excessivo que favorece certos setores da população e desencoraja grandes maiorias em fome e da pobreza. A falta de educação, contenção e recursos leva a amplos setores sociais em situações de alienação e violência, em suma, contribuir para a sensação de insegurança por parte da sociedade como um todo.