EQST

A Cidadania Global?

A cidadania global? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O conceito de cidadania mundial ou cidadão do mundo é um conceito muito complexo e, ao mesmo tempo muito interessante que tem a ver com a ideia de que uma pessoa é não definido em uma forma exclusiva pelo lugar ou território onde nasceu, mas formas parte de um todo, do planeta inteiro e, como tal, a sua identidade não pode ser definido por fronteiras geográficas ou físicas impostas pelo homem. Esta ideia é claramente contrário ao nacionalismo, corrente ideológica que defende o conceito de nação e, consequentemente, o de pertencer a um território habitado por uma comunidade particular.

Podemos dizer que a idéia de cidadania mundial é uma idéia bastante moderno, que tem o seu fundamento em fenômenos como a globalização. Através dele, a ideia de cidadania global implica que uma pessoa é capaz de se sentir parte de todo o globo tratada como a casa de toda a população humana em vez de limitar a sua identidade ou sentimento de pertença a um território específico e particular. Então, essa idéia de nacionalismo colide com um dos mais importantes correntes políticas e sociais do século XIX em que muitos países lutaram arduamente para estabelecer as fronteiras culturais, políticos, sociais e geográficas da comunidade que, em seguida, chamaria nação.

Para o cidadão do mundo sem fronteiras geográficas ou culturais, por isso aqueles que defendem este protesto posição contra o uso ou necessidade de documentos como passaportes ou vistos que impedem a livre circulação através dos diferentes territórios. Na prática, isso é muito complicado, porque o planeta inteiro é tratado através destes tipos de elementos para se deslocar de um lugar para outro. Muitos outros defendem a idéia de ser capaz de escolher uma forma consciente e voluntária a nação a que se quer pertencer, deixando de lado assim a ideia de que se nasce em um lugar e é obrigado a realizar sempre que a nacionalidade, mesmo que você pode ter várias cidadanias ao mesmo tempo. Cidadãos do mundo não aceitar, finalmente, a ideia de que nacionalidade é algo determinado por um Estado e não pelo mesmo indivíduo.