As pessoas não nascem do nada ou uma nave alienígena e depois que são depositados em uma casa em que nós desenvolvemos e tudo acontece automaticamente. Nada disso, isso só pode acontecer em um filme de ficção científica e não a própria realidade. Os seres humanos nascem com um quadro social, anterior formalmente chamado ambiente social e que é nele que se desenvolver e crescer, e também onde vamos viver o resto de nossas vidas.
Normalmente, o ambiente social de um indivíduo é determinada pela disposição dos seus pais antes do nascimento e é isso que marca o pulso de suas condições de vida em todos os níveis, especialmente nos primeiros anos de sua existência depende quase em um cem por cento dos seus pais. Então você pode ir modificando ou ampliando dependendo de várias circunstâncias pessoais e de trabalho.
Em podem incluir: a nível familiar socio-econômica, rendimento profissional, o trabalho que papai e mamãe, nível cultural e educacional e todas as pessoas com quem nos relacionamos, seja família, amigos, colegas de trabalho, entre outros.
ambientes sociais influenciam inevitavelmente o desenvolvimento e crescimento do indivíduo e também ser confirmada em alguns casos e em outros pode ser modificado ou eliminado.
Agora, e consequentemente com o acima exposto deve-se notar que nem todas as pessoas têm o mesmo ambiente social e isso é porque claramente não todos vêm e têm a mesma origem social.
Tradicionalmente, quanto menor a renda, o nível educacional e cultural de uma pessoa, menor suas chances de progresso. E, inversamente, o melhor ter alguém, o melhor que você normalmente ir na vida em termos de chances e oportunidades.
Assim, um indivíduo que cresce e se desenvolve em um ambiente social em que predomina a baixa renda e oportunidades terá mais complicações para avançar na vida e vai ser muito mais vulnerável no momento da doença, optando pelo crime como subsistência, entre outros flagelos.