São três as articulações do quadril: a sinfisiana, ou sínfise púbica; a coxofemoral e a sacro-ilíaca, que consiste na união entre o osso sacro e os dois ilíacos. Essas articulações têm estrutura fibrocartilaginosa, e permitem o movimento da região.
– Um eixo transversal: situado no plano, onde se efetuam os movimentos de flexão e extensão; – Um eixo vertical: este eixo longitudinal permite os movimentos de rotação externa e rotação interna. – Um eixo ântero: posterior: situado no plano sagital , onde efetua-se de abdução e adução.
Acompanhe o texto e as ilustrações abaixo e entenda melhor a estrutura morfológica do corpo humano. O quadril, ou articulação coxo-femoral é formado pelos ossos da bacia (pelve) e pelo fêmur, o osso mais longo do corpo humano. Seu formato assemelha-se a uma esfera dentro de uma taça invertida.
Articulação do Quadril ou Coxofemural Ela é classificada como sinovial esferóide e permite movimentos amplos em todos os eixos como rotação, adução, abdução, flexão, extensão e circundução.
As estruturas ósseas que compõem o quadril são formadas pelos ilíacos, sacro e fêmur, formando assim as seguintes articulações: sínfise púbica, articulação sacro-ilíaca e articulação femoroacetabular.
A cápsula, os ligamentos extracapsulares, o lábio acetabular, os músculos do quadril, a pressão negativa articular e o ligamento da cabeça do fêmur contribuem na estabilidade do quadril.
A articulação coxo-femoral é uma articulação esférica formada pela cabeça do fêmur e pelo acetábulo. A superfície articular da cabeça do fêmur forma cerca de dois terços de uma esfera cheia, enquanto que a superfície articular do acetábulo tem a forma de uma ferradura, com área inferior não articular.
A pelve (lat. pelvis = bacia, concha, tigela), ou bacia, encontra-se na cintura pélvica dos Tetrapoda. É composta por uma série de ossos longos (em anfíbios, répteis e aves) ou chatos (em mamíferos), quase sempre apresentando os seguintes componentes: sacro, ílio, ísquio e púbis.
A pelve é formada por quatro ossos, que incluem um par de quadris conhecidos como ossos inominados, o sacro, que vem com os cinco ossos sacrais inferiores, que é fundido ao cóccix, que possui quatro vértebras fundidas e uma individual terminal única.
Como é feito o Tratamento Cirúrgico? Fraturas abertas e lesões viscerais têm indicação absoluta de cirurgia. Outras indicações são o desvio da fratura, a abertura, a deformidade rotacional e a dor intratável. A técnica a ser utilizada vai depender dos parâmetros de gravidades que já discutimos.