É um método materialista por considerar que o mundo tem uma materialidade ou uma objetividade. É um método histórico no sentido de que o conhecimento humano resulta da atividade teórica e prática ou da práxis dos homens, vivendo num determinado contexto sócio-histórico.
Na crítica a escrita, no final do Fedro, Platão questiona a eficácia da escrita na transmissão do conhecimento, um texto é estático, morto, não é capaz de se defender e mudar, não pode escolher o interlocutor.
As obras de Platão foram escritas em forma de diálogo, em que diferentes personagens discutem acerca de um determinado tema. ... Aliás, o diálogo não é apenas a forma como o filósofo se expressa, mas também o cerne de seu método filosófico de descoberta da verdade.
A maiêutica é um método filosófico criado pelo filósofo grego antigo Sócrates. A maiêutica socrática consiste num jogo dialético de perguntas e respostas sucedidas de mais perguntas.
Por meio do diálogo entre Sócrates e Fedro, Platão aponta a investigação filosófica como a busca por excelência do verdadeiro cultivo da alma, em contraposição ao fazer retórico.
Fedro foi um fabulista romano (século I d. ... Seu nome completo era Caio Júlio Fedro (latim: Gaius Iulius Phaedrus). A fábula, por ser uma pequena narrativa, serve para ilustrar algum vício ou alguma virtude e termina, invariavelmente, com uma lição de moral.