Elas são perenes, e florescem quase o ano todo. Como cuidar: As begônias devem ficar em locais com meia-sombra, sem muito sol direto, de preferência em locais quentes e úmidos, pois não suportam bem o frio. É recomendado o plantio em uma boa terra de jardim, adicionando-se húmus.
Se estiver seco, coloque água no pires, reabastecendo-o, sendo que a água foi absorvida para o pote. Se a terra estiver muito molhada, a begônia pode estar sendo regada demais. Nesse caso, espere a terra secar antes de regar novamente ou transfira a planta para um novo pote, com terra mais seca.
A begônia é uma planta que gosta de luz. Se o vaso, parado no peitoril da janela norte, deixou de florescer, então não tem iluminação. Para corrigir a situação, o pote deve ser rearranjado para um lugar bem iluminado, mas sem fanatismo, pois a planta receberá queimaduras da luz solar intensa.
Como cuidar das Begônias De modo geral, as begônias gostam de temperaturas amenas, entre 20º a 28º C e luz direta. Por isso, o mais recomendado é plantá-la em um local onde ela possa receber luz do sol, mas fique protegida de chuvas, frio e ventos. As regas devem acontecer sempre que o solo estiver seco.
Preço da Begônia O preço dessas flores em vaso ou arranjos prontos ficam entre R$ 25,00 e R$ 90,00.
Tipos de begônia
A begônia-rex adora água, mas o excesso pode fazer com que suas raízes apodreçam. Recomendamos molhar dia-sim, dia-não (em climas mais quentes), sempre observando a umidade do solo entre uma rega e outra. Ah, molhe o solo e não as folhas (o nosso regador de bico fino pode te ajudar nessa tarefa).
A rega de emergência nada mais é do que o vaso da planta “tomar um banho de banheira”, de imersão. No caso da begônia, duas horas com o vaso imerso em água, cuidando para que a borda do vaso fique para fora do nível da água.
Para manter sua flor sempre bonita, é importante lembrar de nunca molhar as folhas e flores, apenas o solo. Uma dica bacana para saber a quantidade de água certa para sua begônia é regá-la até começar a sair água pelos buracos de drenagem do vaso. Além disso, só coloque água na terra quando o solo estiver seco.
Além disso, segundo Lira, para fazer mudas com a espécie em casa, deve-se cortar o caule com três folhas, colocar na água e esperar as raízes crescerem antes de colocar na terra.