A fauna nas florestas temperadas é bastante variada. Nesse bioma são encontrados javalis, gatos bravos, linces, lobos, raposas, aves de grande porte, ursos, esquilos e veados. ... No Canadá e nos Estados Unidos, cervos, ursos, leões da montanha, linces, os coelhos, pica-paus e muitas aves menores são típicos nesse bioma.
São florestas na qual o clima interfere diretamente durante as diferentes estações, assim possuem uma estação de chuvas e uma estação de seca e estiagem, e a floresta mesmo assim adapta-se e cresce durante as diferentes estações do ano.
Encontrada na região Sul do Brasil, a Mata de Araucárias ocorre em regiões de clima subtropical. As Matas de Araucárias são encontradas na região Sul do Brasil e nos pontos de relevo mais elevado da Região Sudeste.
Beneficiam-se de lugares abertos, como campos e clareiras, pois precisam da luz do sol para sua reprodução. Em bosques muito densos, essas árvores não se regeneram. O processo de regeneração tem início quando as sementes caem no chão, são dispersadas por pássaros ou enterradas por roedores.
Pinheiro é o nome comum das árvores pertencentes à divisão Pinophyta, tradicionalmente incluída no grupo das gimnospérmicas. Este artigo se refere apenas às plantas do género Pinus, da família Pinaceae. São nativos, na sua maioria, do Hemisfério Norte.
O pinhão vem dessa árvore típica do Sul do Brasil. A pinha é o verdadeiro fruto da araucária. Redonda como uma bola, ela ultrapassa 3 quilos e costuma guardar 100 sementes, que são os pinhões.
A semente de araucária serviu de alimento para muitos animais e também para os índios caegangues que habitavam o Paraná. Ainda hoje o pinhão é bastante apreciado pelos moradores. ... Por isso, se tornou um dos símbolos do estado e ficou conhecida como o pinheiro do paraná.
gralha azul
A gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é ave-símbolo do Paraná, estado que abriga seu principal habitat: a Mata de Araucária. Reza a lenda que este pássaro é, inclusive, responsável pela formação e manutenção da mata pelo fato de estocar pinhões e enterrá-los no chão.
BRASÃO - O símbolo traz um lavrador cultivando o solo, indicando as origens agrícolas do Estado e também a força dos paranaenses. O escudo vermelho é a demonstração do solo fértil, capaz de gerar riqueza em qualquer área.
Gralha azul é o nome dado a uma linda ave que motivou no Paraná, a tradição de plantadores de pinheiros, enterrando as sementes com a ponta mais fina para cima e devorando a cabeça, que seria a parte apodrecida. A Gralha-azul tem o hábito de enterrar pinhões. ...