d) Estoque de produtos acessórios: Esse é um tipo de estoque que está presente em todo tipo de empresa, visto que são materiais que colaboram para o processo empresarial completo, pois diversos materiais que auxiliam nos processos de negócios da empresa, mas que não participam necessariamente do processo de produção ou ...
Um bom controle de estoque também pode significar uma vantagem competitivas, já que o seu planejamento garante que nenhum produto esteja em falta e prejudique a efetivação de uma venda. Isso também pode reforçar a fidelização dos clientes e garantir a sua satisfação.
Viana (2000) afirma que a gestão dos estoques é um conjunto de atividades que visa atender as necessidades da empresa, com o máximo de eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em materiais, tendo como objetivo fundamental a busca do equilíbrio entre estoques e consumo.
A Área de Compras estratégica dentro da organização tem o objetivo de encontrar as melhores alternativas entre os fornecedores disponíveis, avaliar a oferta e a procura dos produtos, criar uma expectativa de valor e agir com base nisso. O setor, porém, pode atuar de outras formas.
O setor de compras é responsável por manter a empresa em pleno funcionamento. ... Por isso, ao realizar os pedidos em tempo hábil para os fornecedores e manter um estoque abastecido, a área de compras contribuirá também para que a sua empresa não pare de lucrar.
Parte essencial da logística, o setor de compras se relaciona com todos os outros setores da organização, influenciando até nas tomadas de decisão. Saber comprar é fundamental, já que pequenas reduções nos custos podem refletir positivamente no lucro.
Aumento do lucro direto na compra O sistema voltado para as compras permite comparar as diversas informações dos fornecedores, como o preço, comparando-as com indicadores e informações estratégicas, o que garante a compra do melhor produto.
As 10 principais vantagens do ERP
O que é o sistema de compras É um software que permite gerenciar todas as ações relativas ao departamento de Compras, como a gestão de fornecedores, aquisições, recebimentos, entre outras. ... Ele abrange desde a solicitação até o pagamento do fornecedor.
Por meio dos sistemas empresariais integrados é possível eliminar os longos processos de atualizações individuais. Com isso, pode-se ter um melhor fluxo de tarefas, autorizações mais rápidas e melhor diálogo entre distintos setores.
Integração dos sistemas Pode-se unificar, assim, diversos sistemas — como a contabilidade, as finanças, o marketing e os recursos humanos, por exemplo. O ERP garante uma maior confiabilidade aos dados, com monitoramento em tempo real, permitindo a significativa redução de possíveis retrabalhos.
Os sistemas de informação ajudam as organizações a obter uma vantagem competitiva por meio de sua contribuição para os objetivos estratégicos de uma organização e sua capacidade de aumentar significativamente o desempenho, a produtividade e a resposta ao mercado.