Anhanguera, apelido de Bartolomeu Bueno da Silva, (1672-1740 foi um bandeirante paulista, um dos grandes exploradores do Brasil Central. ... Herdou do pai o nome e o apelido de "Anhanguera". Anhanguera, o pai, foi um dos primeiros bandeirantes paulistas a explorar o Brasil Central, no século XVII.
Bandeirante paulista (1672-1740). Herda do pai o nome e o apelido Anhanguera (Diabo Velho), dado pelos indígenas. ... Segundo alguns historiadores, seu pai teria enganado os índios ateando fogo em certa quantidade de álcool e ameaçando incendiar os rios.
Bartolomeu Bueno da Silva (filho), conhecido como segundo Anhanguera (Transliteração para Diabo Velho, devido a sua crueldade e caráter genocida para com os índios nativos) (Santana de Parnaíba, 1672 - Vila Boa de Goiás, 1740) foi um explorador e sertanista bandeirante.
O gemido do carro de boi certamente representava o sentimento que ficou no coração do povo e da maçonaria de Catalão. O monumento, com a cruz que Catalão tanto queria, foi inaugurado às margens do rio Vermelho em 17 de setembro de 1918. Sessenta léguas distante do município onde um dia fora plantada.
No fim do século XVII e inicio do século XVIII, expedições de Bandeirantes descobriram as primeiras minas de ouro no território de Goiás. Os Bandeirantes tinham como objetivo explorar, em busca de ouro, o interior do país e as margens do rio São Francisco.
Os bandeirantes - os homens que participavam das bandeiras e entradas - eram principalmente paulistas, que, entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, destruição de quilombos, aprisionamento de indígenas, mapeamento de territórios e na procura de pedras e metais preciosos.
As expedições bandeirantes tiveram importância crucial para o povoamento, diversificação das atividades econômicas e expansão territorial do Brasil colonial. Ao longo das trilhas percorridas e dos caminhos abertos pelos bandeirantes foram surgindo diversos povoados.
As condições das viagens realizadas pelos bandeirantes eram extremamente precárias. ... Apesar de o apresamento indígena ser o principal objetivo dos bandeirantes, a busca por metais preciosos também era realizada. Por meio dessas prospecções, as primeiras regiões ricas em ouro foram descobertas no final do século XVII.
Resposta: bandeiras foram expedições exploratórias. Os bandeirantes iam para dentro do sertão em busca de três coisas.