Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. ... O filo dos moluscos apresenta um grande número de espécies, ficando atrás apenas dos artrópodes. Eles podem ser encontrados em ambientes marinhos, de água doce ou terrestres.
Segundo maior filo do Reino Animalia em número de espécies, o filo Mollusca possui representantes marinhos, terrestres e de água doce. ... São animais triblásticos, celomados, com simetria bilateral e cujo corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral (que abriga os principais órgãos desses animais).
Classe de moluscos invertebrados ao qual pertencem a lula, o polvo e a sépia. Esses animais produzem uma tinta escura que é usada como mecanismo de defesa: ao se sentirem ameaçados, contraem a glândula de tinta e lançam na água uma grande nuvem negra que assusta e distrai um possível predador.
Esse animal possui várias formas de se defender de seus predadores: uma delas é a liberação de uma tinta escura para despistar o inimigo enquanto foge. Em outras vezes, quando o inimigo consegue prender um dos tentáculos do polvo, ele deixa esse tentáculo com o inimigo e foge em disparada.
Como meios de defesa, o polvo possui a capacidade de largar tinta, de mudar a sua cor (camuflagem, através dos cromatóforos), e autotomia de seus braços. ... Todos os polvos são predadores e alimentam-se de peixes, crustáceos e outros invertebrados, que caçam com os braços e matam com o bico quitinoso.
Resposta. Os cefalópodes são ágeis na sua locomoção e confudem o predador soltando tinta como a lula ai ele foge.
As pérolas são espécies de cistos de defesa produzidos pelos bivalves quando algum corpo estranho penetra entre o manto e a concha do animal. Como mecanismo de defesa, o manto secreta sucessivas camadas de material da concha, isolando o intruso.
Moluscos : Lula , Polvo , Mexilhão , Caracol , Marisco, todos esses são comestíveis.
Os moluscos que possuem a capacidade de soltar tinta preta para fugir de predadores são os cefalópodes. Os moluscos cefalópodes são animais marinhos que apresentam corpo de simetria bilateral. Alguns representantes desse grupo são os polvos e as lulas.
A maioria dos polvos é capaz de liberar uma densa nuvem de tinta, que os ajuda a escapar de predadores. A principal substância da tinta é composta por melanina que também dá a coloração dos cabelos e pele dos seres humanos.
Uma glândula de tinta é um órgão presente nos moluscos cefalópodes como o polvo, a lula e o choco, que é responsável pela produção e armazenagem de um fluido de coloração escura.
Propriedades da tinta de lula Algumas de suas propriedades são: melanina (responsável por sua coloração), enzimas diversas, polissacarídeos, catecolaminas (hormônios estimulantes, como a adrenalina).
- A fêmea deposita seus ovos nas fendas que se formam entre as rochas. - A reprodução dos polvos é sexuada. - Possuem um corpo mole, coberto por uma pele sensível à luz. - Possuem uma visão bem desenvolvida, sendo que os olhos conseguem distinguir as cores.
Os polvos são animais carnívoros em todo seu ciclo de vida e alimentam-se, principalmente, de crustáceos, como caranguejos, camarões e lagostas, de peixes e de outros moluscos. A maioria desse animais alimenta-se à noite, embora existam espécies diurnas, como é o caso do polvo comum do recife.
Polvo-gigante-do-Pacífico: 10 – 50 kg
Polvo, que significa “muitos pés”, são animais invertebrados do filo Mollusca, da classe Cefalopoda. Estima-se que existem em torno de 700 espécies na ordem Octopus. São animais estritamente marinhos e estão em todos os oceanos da Terra, principalmente em águas tropicais.