Logo, entendemos que esses 10 imóveis representam toda área locável do fundo, ou seja, 100%. Sabemos também que destes 10 imóveis, apenas 3 estão ocupados. Com isso, definimos que restam 7 imóveis desocupados. Logo, taxa de vacância = (7x100)/10 = 70%.
Se você não sabe o que é o risco de vacância, traduzo: é o risco de o imóvel permanecer desocupado por muito tempo e você ter que arcar com todos os custos embutidos neste período, como IPTU, condomínio, manutenção, etc. ... No entanto, os fundos não estão isentos desse risco.
Risco de mercado Com isso, no caso dos fundos imobiliários, fatores como oferta e demanda geral por imóveis, bem como variações na taxa de juros e também a situação geral da economia no país podem fazer com que o preço das cotas do fundo apresentem oscilações.
Fundos imobiliários se tornaram uma febre entre os investidores; mas será que todo mundo entende os riscos desse investimento?
O que acontece com um FII se o gestor quebrar ou renunciar? Apesar de ser um fato muito raro, é possível que o gestor de um Fundo Imobiliário renuncie ao cargo.
No caso de fundos de ações, o investidor precisa esperar, na maioria das situações, entre três a 30 dias para poder resgatar os recursos. Como a liquidez varia entre os fundos, vale lembrar que é fundamental ler o prospecto e o regulamento antes de fazer a aplicação.