O grafite está ligado diretamente a vários movimentos, em especial ao Hip Hop. Para esse movimento, o grafite é a forma de expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, ou seja, o grafite reflete a realidade das ruas.
Resposta. O grafite foi inicialmente considerado um ato de vandalismo, de rótulos, rabiscos e tantos outros termos, muitas vezes pejorativos, associados no imaginário coletivo. A essa forma tão particular agora considerada uma arte, pois é uma prática que costumava ser muito difundida, e assumindo muitas formas.
O histórico do grafite é importante para se compreender sua origem e para situá-lo nas correntes artísticas ocidentais. b) Em que momento o grafite ganha estatuto de arte? O grafite é reconhecido como arte a partir da exposição Artist's Space, que aconteceu em Nova York, em 1975.
O estilo do grafite brasileiro é reconhecido entre os melhores de todo o mundo. Muitas polêmicas giram em torno desse movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística, e do outro não passa de poluição visual e vandalismo. ... A arte de rua foi evoluindo ao longo do tempo.
A técnica mais comum do muralismo é o uso de afresco que é aplicação de pigmentos de corres diferentes diluídos em água sobre argamassa úmida. Já o grafite é uma arte de rua, uma expressão artística estética que utiliza a lata de spray no ambiente urbano discutindo temas desse cotidiano na rua de forma crítica.
Conheça abaixo um pouco de alguns artistas que exibem seus traços dentro e fora do país:
Grafiteiros famosos: os 9 artistas mais conhecidos do mundo
Confiram os melhores!
Embora seus traços ainda carreguem críticas sociais, estão mais afinados, eles passaram também a utilizar novos materiais e novos suportes como a escultura e os automóveis. Gigantescas esculturas, carros e instrumentos musicais customizados, além de paineis, podem ser vistos nas exposições.