São os tecidos ao longo das mucosas onde ocorre a apresentação de antígenos aos linfócitos e conseqüente ativação destas células. São as regiões da epiderme onde ocorre a captação de antígenos por pelas células dendríticas para posterior apresentação aos linfócitos.
o Proporcionar uma defesa primária ao hospedeiro na superfície mucosa o Modular a resposta imune ao grande número de antígenos que temos contato através do alimento, evitando um resposta vigorosa aos alimentos. Todavia detecta e destrói patógenos que penetram através do intestino.
A IgA secretada é transportada através das células epiteliais para a luz por um receptor Fc específico para IgA e IgM, chamado poli-Ig. Ao se ligar ao receptor, o complexo é endocitado e transportado por vesículas até a superfície luminal. Então, o complexo é clivado.
A IgA é a principal imunoglobulina do colostro23,28,43. Ela está presente no intestino de bebês alimentados com leite humano, impedindo a invasão e a aderência de vírus e bactérias na mucosa intestinal, e neutralizando toxinas e fatores de virulência28.
Células M (microfold) são importantes para transferir antígenos (sem processá-los) para linfócitos da lâmina própria e linfócitos intraepiteliais (não representadas). Macrófagos e células dentríticas,apresentadoras de antígenos, também estão na lâmina própria.
Dentre os anticorpos presentes no leite materno, a imunoglobulina A (IgA) aparece em maior concentração e é a principal imunoglobulina atuante nas mucosas. Na presença de patógenos no intestino, por exemplo, ela está presente na secreção mucosa, evitando a aderência de micro- organismos patogênicos.
A imunoglobulina A (IgA), chamada também imunoglobulina secretória, é produzida por plasmócitos A que se encontram em baixo do epitélio digestivo. ... A IgA é considerada como a principal responsável pela imunidade humoral local.
Os leucócitos ou glóbulos brancos são células produzidas pela medula óssea e linfonodos. Eles têm a função de produzir anticorpos para proteger o organismo contra os patógenos. Os leucócitos são o principal agente do sistema imunológico do nosso corpo.
Imunoglobulinas se ligam especificamente a um ou a alguns antígenos proximamente relacionados. Cada imunoglobulina na verdade liga-se a um determinante antigênico específico. Ligação a antígeno pelos anticorpos é a função primária dos anticorpos e pode resultar em proteção do hospedeiro.
Por isso, é importante ficar atento aos níveis de IgE: se ele estiver alto, pode ser que você tenha rinite, dermatite atópica ou asma. O valor elevado também pode ser sinal de vermes. A dosagem de IgE deve ser feita de forma direcionada e específica para aqueles alérgenos que estão sendo investigados.
São conhecidas cinco classes de isótipos em mamíferos que desempenham funções diferentes, contribuíndo para dirigir a resposta imunitária conforme cada tipo de corpo estranho que encontram, que são: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.
Os anticorpos são proteínas que atuam defendendo nosso corpo contra micro-organismos e substâncias estranhas, que são chamadas de antígenos. Essas proteínas ligam-se a um determinado antígeno e causam a sua destruição ou, então, fazem com que ele pare sua atividade.