1. [ Medicina ] Introduzir num organismo, geralmente um agente patogénico para prevenção ou estudo (ex.: inocular cobaias; inocular um vírus). ... [ Biologia ] Inserir num meio ou ambiente propício (ex.: inocular microrganismos num meio de cultura).
A inoculação é o ato de introduzir uma vacina, uma toxina, um vírus, uma bactéria ou outro germe, num organismo, humano ou animal. É sinónimo de transmitir, injectar, vacinar. Verbo: inocular.
Quando algum antígeno – que são substâncias estranhas ao organismo, como vírus e bactérias – entra no nosso corpo, ele é percebido pelos linfócitos, que começam a produzir anticorpos específicos para combatê-lo.
Mas lembre-se: aplique no mínimo 1,2 milhões de células por semente. A dose pode variar de acordo com o produto: líquido ou turfoso. Líquido: A dose não deve ser menor que 100 ml de inoculante a cada 50 kg de sementes; Turfoso: Nesse tipo de inoculante, o umedecimento das sementes faz a diferença.
Para obtenção de silagem de alta qualidade recomenda-se o corte do capim em partículas pequenas (1 a 2 centímetros) e a realização de boa compactação do material ensilado. E o uso de inoculantes para melhoria do processo fermentativo não promove aumento significativo do custo da silagem”, afirmam.
O local de armazenamento deve ser livre de umidade, bem ventilado e sem incidência direta de radiação solar sobre o feno e esse não deve ser colocado diretamente sobre o piso, pois poderá ocorrer transferência de umidade para a forragem. Feno de capim-elefante armazenado em sacos de ráfia ou plástico.
7 a 4