Como calcular o fator de cocção dos alimentos Como vimos, o índice de cocção (IC) trata da relação entre o peso dos alimentos cozidos e prontos (PC) e o peso dos alimentos limpos e crus (PL). Para calculá-lo, utilizamos a seguinte fórmula: IC = PC / PL.
A cocção por calor úmido é um método de cocção mais lento, no qual são utilizados água, vapor ou outro tipo de líquido, de modo a promover o amolecimento das fibras dos alimentos, por meio da penetração do vapor no alimento. Neste método de cocção há dois tipos de cozimento: cozimento a vapor ou cozimento em líquido.
A técnica de escalfar nada mais é do que cozinhar os alimentos lentamente em líquido, com algum ingrediente ácido e em baixa temperatura. ... Os alimentos podem ser escalfados em muito ou pouco líquido.
Basicamente, qualquer alimento pode ser cozido a vapor: carnes, cogumelos, feijão-verde, cenoura, batata, inhame, abóbora, ervilha, milho etc. Só respeite o tempo de cozimento de cada alimento para apreciá-lo na consistência adequada.
Feijão Macio: Quando for cozinhar o feijão coloque algumas gotas de azeite na água. Queimou e agora? Tire o que estiver bom para outra panela e cubra a panela com um pano úmido (como se fosse a tampa), quando o feijão começar a ferver, o vapor que subir vai ficar preso no pano junto com o cheiro de queimado.
Coloque sobre o prato o alimento que você desejar cozinhar a vapor, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo baixo. Ah, e fique atento para dispor os alimentos separadamente no prato. Isso vai fazer com que todos os pedaços cozinhem uniformemente.
Descasque as frutas e corte em pedaços e ponha na panela de cozinhar no vapor, como mostra a foto 5. O tempo de cozimento leva mais ou menos 20 minutos. As frutas escurecem um pouco depois de cozidas, assim como na foto 6.
As frutas são geralmente consumidas cruas, mas também para variar o cardápio podem ser cozidas com canela, como a maçã e o abacaxi, ou incluídas em bolos caseiros, como banana e laranja.
:: Coloque a água para ferver e, depois de fervida, coloque a segunda parte da panela por cima com os alimentos, mantendo a fervura. Tampe. :: Os legumes também podem ser cozidos aproveitando a utilização da panela!
Modo de Preparo
? Pera, manga: Verifique se a fruta está bem macia e corte em formato de meia lua ou palito. Bebês adoram chupar o caroço da Manga. ?Banana: Descasque até a metade, verifique se a banana não é muito grande e ajuste o tamanho com uma faca!!!
Ponha bananas ou maçãs maduras no saco para amadurecer as peras em um a três dias.
Pera - As peras não amadurecem completamente enquanto estão na árvore, elas são colhidas e, depois, vão amadurecendo aos poucos. Para acelerar esse processo, você pode deixe na geladeira e espere alguns dias, pois, as baixas temperaturas irão acelerar o processo de amadurecimento.
O truque clássico é embrulhar as frutas ainda não amadurecidas em jornal ou saco de papel. Isso aumenta a concentração de etileno exalado e acelera a maturação. Para agilizar o processo, inclua uma fruta madura no pacote: as melhores “acompanhantes” são tomate, banana e maçã.
Para amadurecer o mamão, basta colocá-lo dentro do saco, fazer alguns furos com palitos de dente ou garfo, assim o mamão ainda pode ter contato com ar novo e produzir o etileno para continuar a amadurecer.
O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior. ... Conheça as 3 reações que acontecem durante o processo de maturação de frutas: 1.
A refrigeração é o método mais eficiente no controle do amadurecimento, pois diminui a taxa respiratória e demais processos bioquímicos e fisiológicos dos frutos.
Para retardar o amadurecimento e garantir maior durabilidade das frutas climatéricas, uma das estratégias adotadas é armazená-las em ambientes mais frios. E, em alguns casos, aplicar também uma dose extra de etileno (que não faz mal à saúde) para acelerar novamente o processo de amadurecimento.
A conservação pós-colheita é de grande importância para que frutas e hortaliças cheguem ao consumidor sem alterações em seu valor nutritivo, aspecto e gosto. Para tanto, o processo de conservação deve partir de produtos com boa qualidade na colheita e colhidos no grau de maturação adequado para a espécie.
Os principais fatores que interferem na conservação das hortaliças após a colheita são: condição de colheita, ponto de colheita, tempo entre colheita e consumo, manuseio, acondicionamento e processamento do produto. O ponto de colheita de uma hortaliça é decisivo para sua conservação e qualidade.
Fatores climáticos e ambientais Além dos aspectos nutricionais da planta, os fatores climáticos exercem um fator fundamental na qualidade pós-colheita dos frutos e hortaliças. È certo que não há fator que haja de forma isolada. Contudo alguns pontos particulares devem ser observados com relação a algumas variáveis.
Pré-lavagem: as hortaliças devem ser pré-lavadas em água limpa (se possível com agitação da água), utilizando-se contentores de plástico ou tanques de aço inoxidável, que permitam a imersão completa do vegetal, para remover a sujeira aderida ao produto.
Os danos mecânicos e fisiológicos em si não inviabilizam a comercialização, mas, a incidência de injúrias mecânicas é uma das causas mais importantes de perdas pós- colheita porque afeta diretamente a aparência do produto e acelera diversos processos fisiológicos, como a desidratação e a respiração, levando ao ...
Os principais fatores ambientais são: a) temperatura; b) luz; c) vento; d) altitude; e) umidade relativa do ar; e f) precipitação. O solo bem balanceado e as pulverizações com fertilizantes contribuem para a qualidade pós-colheita dos produtos. Ao contrário, tanto o excesso como a escassez reduzem esta qualidade.
Utilizar caixas de plástico ao invés de caixas de madeiras para evitar contaminações, apoiar as caixas sobre um carrinho para que não fique em contato direto com o solo, reduzir a manipulação e proteger os alimentos do sol imediatamente após a colheita são detalhes simples, mas que mantêm a qualidade e prolongam a ...
As estratégias de controle de doenças na pós-colheita em frutos compreendem: a) redução do potencial de inóculo – deve-se efetuar a eliminação de restos de cultura; manejo e tratamento fitossanitário adequados em pré-colheita; proceder a sanificação de caixas equipa- mentos, água de lavagem de frutos, câmaras de ...