Instituição social é qualquer grupamento de indivíduos ou pessoas que tem por objetivo principal o de trabalhar pelo bem comum. ... As principais instituições sociais são: Família; Instituições de ensino (escolas e universidades); Instituição religiosa (igrejas); Instituição econômica e política.
Integrando parentes sanguíneos e pessoas aceitas, o objectivo principal da instituição família é a união e proteção mútua. Uma característica comum de tal instituição é que, socialmente falando, existe uma questão de escolha ou adaptação.
Sociologia: Instituições Sociais
O Estado é uma instituição que, mesmo sendo formado pela sociedade, compõe um âmbito jurídico e formal. A nação, por outro lado, é um conceito étnico-social, referindo-se a um grupo mais ou menos definido de pessoas com os mesmos traços culturais, identitários e que possuem um sentimento mútuo de pertencimento.
Resposta. Resposta: O papel de defesa de valores morais individuais. O papel de reconhecimento de que os valores morais são individuais. O papel de, através da educação, ensinar os valores compartilhados naquela sociedade, cultura.
A função principal das instituições é ajustar os limites da igualdade aos limites da liberdade. Liberdade e igualdade são preservadas como bens comuns na razão direta da eficiência das instituições. ... Ocorre que, muitas vezes, as instituições não conseguem garantir uma transação equilibrada entre liberdade e igualdade.
As IES privadas, por sua vez, são aquelas administradas por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado, podendo ou não apresentar finalidade de lucro. As instituições privadas sem finalidade de lucro são dividias entre comunitárias, confessionais e filantrópicas, sobre as quais falaremos ao final do artigo.