O arquivista é o profissional responsável pela organização e gestão das informações da empresa, a partir de técnicas de avaliação dos documentos, produção, guarda, preservação e utilização mais adequada dos arquivos. Tudo isso mostra a importância do arquivista para uma empresa.
Mercado de trabalho Arquivologia Além da carreira pública, há oportunidades no setor privado em escritórios de advocacia, engenharia e contabilidade, hospitais (públicos e privados) e indústrias. Também é possível atuar em Organizações Não Governamentais (ONGs), centros de documentação, museus, entre outros.
Significado de Arquivista substantivo masculino e feminino Pessoa encarregada dos arquivos.
A teoria das três idades divide os documentos em 3 tipos, de acordo com o tempo de vida....Teoria das Três Idades
Naturalmente, o setor recebe o nome de PROTOCOLO. Cabe agora deta- lharmos as etapas de controle realizadas pelo protocolo, que são: 1) Recebimento; 2) Registro; 3) Autuação; 4) Classificação; 5) Expedição/Distribuição; 6) Controle/Movimentação.
O ciclo de vida dos documentos é o elemento que forma o pano de fundo para as intervenções arquivísticas e divide os arquivos de acordo com as fases ativa, semiativa e inativa dos documentos denominando-os, respectivamente: corrente, intermediário e permanente ou de 1ª idade, 2ª idade e 3ª idade, respectivamente.
Intermediário ou 2ª idade: constituído por documentos consultados ocasionalmente e originários dos arquivos correntes. Nesta etapa os documentos aguardam o término do seu prazo precaucional para eliminação ou encaminhamento ao arquivo permanente, ainda possuem valor primário.
Arquivo Intermediário (Segunda idade): “Conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final” (D.T.A. ... Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras.
Arquivo permanente ou de terceira idade - Conjunto de documentos preservados em caráter definitivo em função de seu valor. Os documentos relacionados à origem e aos objetivos da instituição possuem valor secundário e, na terceira fase do ciclo vital, são de guarda permanente.
As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato. Veja as principais (textos, imagens, vídeos, planilhas, slides, etc...) e para que servem as mais comuns. As extensões de arquivos são sufixos que distinguem seu formato e principalmente a função que cumprem no computador.
Resposta. as extensões dos arquivos são como rótulos e servem para indicar o que tem dentro do arquivo. Por exemplo, se a extensão é .exe deve ter um programa executável dentro do arquivo.