Determinados alunos apresentam grande dificuldade em interagir com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à ...
Entre eles, a falta de motivação, dificuldade de concentração, limitações no desenvolvimento cognitivo e também experiências sociais e culturais específicas. Além desses fatores, algumas atitudes negativas do professor podem desmotivar o aluno na hora de aprender.
Para iniciar o relatório, o professor pode mencionar as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e, na sequência, mencionar o desempenho do aluno. As anotações diárias podem ser feitas na forma de tópicos. Já o relatório em sim deve ser narrativo e descritivo.
Modelo de Encaminhamento Encaminho o aluno (a) ____________________________________,série ____, período __________________ para uma avaliação Psicopedagógica, pois o mesmo apresenta _____________QUEIXA OU MOTIVO__________________________.
Encaminho o(a) paciente [nome completo] que informa/apresenta [os seguintes dados subjetivos e objetivos mais relevantes ao motivo do encaminhamento, em especial descreva os sinais de alerta e as condições especiais, quando houver] para avaliação. À disposição para qualquer esclarecimento.
Problemas de aprendizado: quando encaminhar para um psicopedagogo?
Como elaborar um Relatório Psicopedagógico e(ou) Neuropsicopedagógico?
Encaminhamento metodológico trata da forma como o professor deve ensinar, das estratégias e dos procedimentos necessários para atingir os objetivos de aprendizagem, definindo o planejamento das aulas, organizando e orientando o trabalho docente, para que o conhecimento, as atividades acadêmicas e as habilidades sejam ...
Significado de Encaminhamento substantivo masculino Ação de encaminhar, de fazer com que algo chegue a algum lugar: encaminhamento das encomendas pelo correio.
A elaboração dos procedimentos do plano de aula remete ao conjunto de ações ordenadas ao qual o educador norteará sua aula em prática. ... Os procedimentos relacionados auxiliam o professor a lembrar das ideias formuladas, uma vez que os planos de aula, geralmente, são realizados com antecedência.
O proceder metodológico, ou abreviadamente denominado de metodologia, representa a escolha do método dedutivo ou indutivo, bem como as tipologias de pesquisa como instrumento a ser utilizado, podendo ser:experimental, teórica, exploratória, explicativa, bibliográfica, documental, qualitativa, quantitativa, etc.
Aulas expositivas, com uso de ferramentas e equipamentos disponíveis no Instituto de Informática e trazidos pelos professores ou colaboradores, exercícios para compreensão dos conceitos, sugestão de leituras extraclasse, visitas a laboratórios, trabalhos individuais e em grupo.
Procedimentos de ensino são as ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta em função dos objetos previstos, das competências que pretendo construir.
"Recursos de ensino são componentes do ambiente da aprendizagem que dão origem à estimulação para o aluno." (Gagné, R., Como se realiza a aprendizagem; Cosmos, Rio Janeiro). Esses componentes podem ser o professor, os livros, os mapas, os cartazes, os filmes, etc.
Para se selecionar um conteúdo é necessário considerar a herança cultural, a experiência da prática social e do contexto em que o aluno vive e a perspectiva de futuro, tendo em vista a construção de uma sociedade humanizada.
Dessa forma, o professor pode usar o recurso didático para preparar, melhorar ou aprimorar a aula que será dada. São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.
MATERIAIS DIDÁTICOS
Nota-se que os principais recursos midiáticos utilizados pelos professores foram: televisão, Datashow e laboratório de informática.
Confira seis recursos tecnológicos que reunimos para usar na sala de aula!
4 ferramentas tecnológicas para professores que você precisa conhecer!
Como fazer um plano de aula
No contexto escolar pode-se citar como recursos tecnológicos o computador, a internet, a televisão, o rádio, reprodutores de vídeo, materiais impressos e as tecnologias convencionais que não são novas, como retroprojetores e outros, que ainda podem ter utilidade pedagógica na escola.
Um recurso tecnológico é portanto um meio que se vale da tecnologia para cumprir com o seu propósito. ... Os recursos tecnológicos podem ser tangíveis (como um computador, uma impressora ou outra máquina) ou intangíveis (um sistema, una aplicação virtual).
Recursos Tecnológicos são, exencialmente, recursosmultimídia, isso é, são imagens, gráficos, animação, áudio e textos. Imagens podem ser estáticas ou dinâmicas.
Tecnologia na educação: 5 recursos utilizados na sala de aula
Lista de Ferramentas digitais para educação
Hoje em dia, são diversos os recursos tecnológicos que podem ser adicionados às aulas convencionais num esforço para melhorar a aprendizagem. Animações, jogos, videoaulas, plataformas de aprendizagem, laboratório virtual, realidade aumentada, redes sociais, aplicativos, editores de texto e vídeo são alguns exemplos.
DESCUBRA AS TECNOLOGIAS MAIS USADAS POR EMPRESAS ULTIMAMENTE
7 tecnologias do dia a dia que mudaram o mundo
Continue a leitura e confira uma lista com 7 ferramentas tecnológicas que podem ser muito úteis para o seu trabalho!