O Duplo Diamante é um diagrama formado por quatro triângulos conectados para retratar as quatro fases do processo para levar à inovação. Dessa forma, ele esquematiza as convergências e divergências de pensamento que acontecem no caminho.
Dividido em quatro fases distintas, descobrir, definir, desenvolver e entregar, ele mapeia estágios convergentes e divergentes do processo de design, mostrando os diferentes modos de pensamento dos designers.
Explicação: O duplo diamante apresenta, no primeiro diamante, a fase das pesquisas iniciais, em que a equipe de designers vai focar na compreensão do problema e entender o usuário (fase da descoberta); na segunda fase, chamada definição, é estabelecido o processo de ideação, a partir da geração de ideias.
Quais são as etapas do Design Thinking?
O design thinking é uma abordagem que busca solucionar problemas de forma criativa e inovadora. O foco é entregar uma solução de qualidade, tendo como base uma concepção colaborativa e empática. ... Com isso, é possível perceber que o design thinking é uma nova maneira de pensar e abordar os problemas em busca de soluções.
A metodologia de design thinking pode ser aplicada em qualquer atividade empresarial. Ela não é rígida, então você pode estudar sobre ela e aplicar apenas as partes que fazem sentido para a sua companhia. A grande diferença da metodologia do design thinking para outras é que ela estimula e colaboração entre as equipes.
O Design Thinking busca novas ideias para solucionar as necessidades dos consumidores, visualizando-os por um ângulo mais humano. ... As estratégias são revertidas em negócios viáveis para o empreendedor e promovem a entrega de algo de valor para o consumidor, solucionando o seu problema.
O Design Thinking trabalha com uma abordagem que visa a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus interessados: as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia.
O processo consiste em tentar mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos indivíduos, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar as barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las.
Empatia é o primeiro pilar que sustenta o modelo DT, sem ela nada acontece no Design Thinking, por isso ela é a primeira fase do modelo. A palavra empatia segundo definição do dicionário Aurélio significa: “Forma de identificação intelectual ou afetiva de um sujeito com uma pessoa, uma ideia ou uma coisa.”
Afinal, a empatia apresenta inúmeras vantagens para a nossa vida pessoal e profissional. Por meio dela, melhoramos nossa comunicação, aprendemos a enfrentar desafios, buscamos a solução de conflitos. Embora a empatia seja benéfica, devemos praticá-la com equilíbrio. Não podemos trazer os problemas do outro para nós.
Dentre as habilidades socioemocionais, a empatia se destaca como competência fundamental para o convívio social. Essa palavra se refere à habilidade de se colocar no lugar do outro, percebendo seus sentimentos e agindo de acordo com essa percepção.