No Brasil. Um exemplo de patrimônio cultural imaterial é o modo de tocar dos sinos, cuja "linguagem" é peculiar meio de comunicação e está sendo objeto de registro pelo IPHAN. Em Minas Gerais, por exemplo, o modo artesanal de fazer queijo é importante registro de patrimônio intangível.
Dos 47 bens culturais imateriais brasileiros reconhecidos pelo IPHAN, 5 foram inscritos pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Livro de Registro de Celebrações:
Patrimônio cultural imaterial São patrimônios culturais imateriais de nosso país: Ofício das Baianas de Acarajé, em Salvador (BA); Círio de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA);
Na lista de bens reconhecidos, há dois grandes grupos: Material e Imaterial. ... Por sua vez, os bens imateriais são aqueles com base em conhecimentos, habilidades, práticas e crenças de um povo, tais como manifestações artísticas (literária, musical, cênica e plástica), rituais e festividades.
O registro imaterial de manifestações culturais do Estado foi criado em 2011, pelo decreto 57.
Virado Paulista é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado de São Paulo. ... O Virado Paulista, originalmente composto por feijão engrossado por farinha de milho ou de mandioca e toucinho de porco, marcou a formação do território nacional.
.
A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.
Para Platão, o mundo sensível é o nosso mundo material de cópias, de aparências, um mundo imperfeito, em constante mutação. Já o mundo inteligente, é o mundo imaterial das ideias.
Significado de Material adjetivo Relativo à matéria, aquilo com que os corpos são constituídos. Que se refere ao corpo, em oposição ao espírito; corpóreo, concreto. Formado de matéria: corpo material. Referente ao dinheiro, aos bens materiais; materialista: vida material.
Bem material é tudo aquilo que é considerado desejável e que tem existência física, existindo tanto os bens materiais particulares (como carros, casas e objetos pessoais, como computadores e celulares) como bens materiais coletivos (como, por exemplo, o Cristo Redentor), que representam uma cultura ou um povo.
A diferença entre bens materiais e imateriais advém do fato de que bem imaterial significa matéria, algo físico e concreto, tal como uma casa, um território, uma árvore, qualquer que seja. O bem imaterial é aquele que não possui matéria, a exemplo de uma música, uma teoria, uma cultura ou tradição.
O que se convencionou denominar bens móveis são os objetos de arte ou de ofícios tradicionais, ou simplesmente utensílios domésticos ou religiosos que, como o nome diz, podem ser retirados e transportados com facilidade por não estar fixados ou fazer parte indivisível do imóvel tombado.
Um bem cultural se define por sua utilidade pública, assim como por seu conteúdo simbólico. Pode integrar-se ao patrimônio cultural material e imaterial de uma sociedade, além de abarcar a infraestrutura necessária para sua guarda e conservação, como museus, arquivos, centros de documentação, laboratórios etc.
São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social.
Patrimônios Culturais do Brasil... e do mundo!