A marca mais conhecida desse medicamento à base de tretinoína (ácido retinóico) é a Vitanol-A. É considerado um produto eficaz, mas que não agride tanto e não possui tanto efeitos colaterais.
Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?
O mais utilizado no tratamento da acne e do fotoenvelhecimento: Ácido Retinoico. A vitamina A tem uma importante função no nosso sistema: auxilia no crescimento, na defesa antioxidante e a imunidade, e é dela que vem o ácido retinoico.
Recomenda-se aplicar o produto contendo ácido kójico diariamente, de manhã e à noite. Durante o dia é indicado aplicar um protetor solar logo a seguir para proteger a pele dos efeitos nocivos do sol. Os resultados podem começar a serem vistos à partir da 2ª semana de uso e é progressivo.
Você pode usar dermocosméticos com ácido retinoico, glicólico, kójico, ferúlico, além de outras substâncias que ajudam a clarear manchas, como hidroquinona, artbutin e resveratol.
Para tratar o melasma, que é composto por manchas escuras na pele, podem ser usados cremes clareadores, como a hidroquinona ou tretinoína, ou feitos tratamentos estéticos, como laser, peeling químico ou microagulhamento, orientados pelo dermatologista.
Se você tem manchas na pele e se incomoda com essas marcas - seja melasma, marcas de acne ou solares - fique sabendo que a vitamina C pode dar um jeitinho nesse problema. O ativo possui uma ação clareadora que inibe a produção de melanina de forma excessiva, ou seja ela ameniza e previne a formação das manchas.
Mesmo que não tenha cura, o melasma pode ser controlado. Para isso, incluir um filtro solar eficiente na rotina diária de cuidados com a pele é mais que obrigatório. “Ele deve proteger contra os raios UVA e UVB (não apenas um ou outro) e ter FPS acima de 50.
Cremes à base de hidroquinona, ácido glicólico, ácido kójico, ácido tranexâmico, ácido retinóico e ácido azeláico são algumas opções para ajudar a clarear e uniformizar o tom da pele em casa.
5 Melhores Protetores Solares para Melasma:
Quem tem melasma pode tomar sol? Deve-se evitar a exposição solar sem proteção no local da mancha. A exposição solar em outros locais do corpo não influencia no melasma.