A época de plantio mais favorável para a cultura da melancia é que apresenta temperaturas variando de 18° a 25°C. Em geral, nas regiões de clima frio, o plantio da melancia é feito de outubro a fevereiro; nas de clima ameno, de agosto a março, e nas regiões de clima quente, o ano todo, com uso da irrigação.
Quanto à textura, recomenda-se como ideal, solos de textura média, com 30% a 35% de argila. Para o caso específico da melancia, em solos ricos em matéria orgânica, a cultura suporta melhor as deficiências hídricas que possam ocorrer.
Sudeste
Para isso, escolhemos uma área relativamente plana, fazemos plantio direto, aplicamos insumos modernos como calcário e NPK. Só que o fósforo é colocado na cova na época do plantio e depois salpicamos o calcário sobre a superfície do solo, em torno de 200g por cova, o que dá duas toneladas de calcário por hectare.
Plantar melancia em conjunto com a mandioca garante segurança financeira ao pequeno produtor, com incremento de 65% na renda. É o que mostram os resultados de uma pesquisa realizada pela Embrapa Roraima, de Boa Vista, entre os anos de 2013 e 2016.
A princípio, se é preciso 90 kg/ha de K2O, então (90/27) x 100 = 333 kg. Arredondamos para uma aplicação de 340 kg/ha. Portanto, esses 340 kg/ha x 22 (garantia de P2O5 da fórmula) divididos por 100 vão fornecer 75 kg/ha de P2O5. No entanto, se multiplicarmos a relação por 2 teremos uma outra formulação:
Segundo o pesquisador, o feijão é altamente dependente de ureia, apesar de ser uma leguminosa – na cultura da soja, por exemplo, não são mais utilizados fertilizantes nitrogenados devido à grande eficiência da fixação biológica de nitrogênio.
Ao plantar é necessário apenas uma semente por cova, depositada à 4cm da superfície. Entre plantas o espaçamento deve ser de 7cm a 10cm, oferecendo assim, liberdade para que as plantas cresçam sem competir com as vizinhas. O tempo de germinação do feijão é de aproximadamente 15 dias.
Boas práticas que o produtor deve ter na lavoura do feijão