Isso porque, de modo geral, a comigo-ninguém-pode é considerada uma planta mística. Ou seja, há quem diga que ela consegue afastar energias negativas de qualquer ambiente ou pessoa. Além do mais, ela pode proteger contra inveja, olho-gordo, mau-olhado e azar.
Uma planta bastante conhecida pelo seu uso ornamental é a comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia picta). Essa planta tóxica da família Araceae possui folhas vistosas com manchas esbranquiçadas características, frutos na forma de baga e flores em espádice.
Mamona. É verdade: mamonas são assassinas. Muito encontrada em matagais e terrenos baldios, a mamona é uma das plantas mais perigosas do mundo. Suas sementes contêm ricina, uma proteína altamente tóxica que, se ingerida, pode levar à morte em algumas horas.
Não se deixe enganar pela ideia de “é só uma linda e inofensiva plantinha”. Algumas dessas plantas podem te matar, então mantenha distância....As 9 plantas mais perigosas do mundo
16 plantas venenosas mais comuns no Brasil
10 Plantas tóxicas que o brasileiro tem em casa
A seguir, listamos cinco plantas que podem estar em seu jardim e que são tóxicas:
Veja alguns exemplos destas plantas venenosas, quais são os sintomas que elas causam e o tratamento.
Taioba: importante para o emagrecimento e a prevenção do câncer de intestino. A taioba, muito conhecida em Minas Gerais, é uma planta que apresenta vários benefícios para saúde. Em outras regiões do país, a planta é conhecida como: mangará, mangarito, orelha-de-elefante e taiá.
As folhas e talos podem ser consumidos desde que refogados, pois a taioba não pode ser consumida crua. A taioba é indicada como substituta do espinafre e da couve em uma variedade de pratos tais como tortas, quiches e sanduíches.
As plantas venenosas podem causar alergias ou algum tipo de intoxicação e até levar a morte. Já as comestíveis não causam dano algum ao nosso organismo e, mesmo não sendo muito comuns, são nutritivas e podem ser incorporadas ao nosso cardápio.
As mulheres em idade fértil costumam fazer uso do chá de inhame principalmente para engravidar, pois é capaz de aumentar os níveis de progesterona no sangue e, assim, favorecer a ovulação.
Conheça os atributos de cada um. É comum encontrar quem fale em cará e inhame como se fossem o mesmo alimento. Dá para entender: eles são parecidíssimos. “O inhame pertence à família Dioscoreácea, que tem nove gêneros e cerca de mil espécies.
Ambos ingredientes são caules subterrâneos. No entanto, o inhame (Colocasia esculenta) é um tubérculo que pertence à família das aráceas, é menor e tem casca mais peluda. Já o cará (Dioscorea alata) é um tubérculo da família das dioscoreaceae e costuma ser mais comprido.