Os cátions, são normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica. Eles apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou mais elétrons (ionização), resultando, assim, num número de prótons superior em relação ao número de elétrons.
Cátions: é a denominação para o íon quando ele perde um ou mais elétrons (partículas negativas) e, consequentemente, fica com carga positiva. Exemplo: Átomo de sódio inicialmente neutro. Após perder um elétron, torna-se um íon, o cátion sódio.
Íons são átomos que perderam ou ganharam elétrons em razão de reações, eles se classificam em ânions e cátions: Ânion: átomo que recebe elétrons e fica carregado negativamente. ... Cátion: átomo que perde elétrons e adquire carga positiva.
Fórmulas para representar as Ligações Iônicas
a)Quando o átomo recebe elétrons ele fica carregado negativamente e, o íon formado chama-se ânion. b)Quando um átomo perde elétrons, temos como resultado um íon carregado positivamente, chama-se cátion.
Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.
Íon-fórmula é a fórmula resultante da união de um metal e um ametal ou de um metal e um hidrogênio por intermédio de uma ligação iônica. Íon-fórmula é o nome dado à fórmula de qualquer substância química formada a partir de uma ligação iônica entre os átomos.
Compostos Iônicos são aqueles formados por Metal + Ametal ou por Metal + Hidrogênio. ... Já os Compostos Moleculares (ou Compostos Covalentes) são os formados por Ametal + Ametal, Ametal + Hidrogênio ou ainda Hidrogênio + Hidrogênio.
Você resolverá da mesma forma: se uma molécula de água tem dois átomos de hidrogênio, um mol de moléculas têm (1 x 2) 2 mol (ou 12,04 x 10²³) de átomos de hidrogênio. Se cada molécula de água tem um átomo de oxigênio, um mol de moléculas de água têm (1 x 1) 1 mol (ou 6,02 x 10 ²³) de átomos de oxigênio.
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
Como a massa específica dos concretos de densidade normal varia entre 2200 kg/m3 e 2600 kg/m3, e a do concreto estrutural leve entre 1350 kg/m3 e 1850 kg/m3, o uso do concreto estrutural leve nas edificações pode representar uma significativa redução do peso próprio da estrutura, podendo essa redução chegar à faixa de ...