O elemento químico Nitrogênio (cujo símbolo é N) está posicionado no 2º período da família VA (ou grupo 15) da Tabela Periódica e apresenta a seguinte distribuição eletrônica no diagrama de Linus Pauling: Não pare agora...
O nitrogênio possui número atômico (Z) igual a 7, ou seja, possui 7 prótons e 7 elétrons quando está em seu estado fundamental. ... Isso significa que o nitrogênio apresenta 5 elétrons na camada de valência (2 + 3). Sua massa atômica (A) é 14 u, logo, apresenta: n = A – p = 14 – 7 = 7 nêutrons em seu núcleo atômico.
As famílias da tabela periódica são os grupos 1, 2, 13, 14, 15, 16, 17 e 18, dispostos de acordo com os respectivos números atômicos e as propriedades físicas e químicas dos elementos. Esses grupos correspondem às duas primeiras colunas verticais e as seis últimas colunas, também verticais, existentes na organização.
Resposta: Os Grupos ou Famílias são as colunas verticais da tabela periódica, onde os elementos possuem o mesmo número de elétrons na camada de valência (camada mais externa). Muitos elementos dos grupos estão relacionados de acordo com as propriedades químicas.
Os períodos e as famílias da Tabela Periódica são, respectivamente, as colunas horizontais e verticais nas quais os elementos químicos estão organizados. ... A Tabela Periódica apresenta sete colunas horizontais, portanto, sete períodos, que indicam a quantidade de níveis que um átomo de um elemento apresenta.
Na tabela periódica, os elementos químicos estão dispostos em ordem crescente de número atômico ao longo das linhas horizontais denominadas períodos. As colunas da tabela são denominadas grupos ou famílias e reúnem elementos químicos com propriedades químicas semelhantes.
Os metais alcalinos são componentes químicos integrantes da tabela periódica dos elementos, que fazem parte da família 1A, tendo, entre eles, características semelhantes. Esse grupo é formado por seis elementos: Lítio (Li), Sódio (Na), Potássio (K), Rubídio (Rb), Césio (Cs) e Frâncio (Fr).
As folhas verdes também possuem um importante papel: o espinafre contém ácido fólico e vitamina B, que atuam no sistema nervoso e também contribuem para a serotonina. Já o alface traz lactucina e lítio, que acalmam e ajudam a combater até mesmo a depressão.
Os efeitos colaterais do Lítio
O Lítio não se encontra em abundância na crosta terrestre, pelo contrário, é um metal escasso e disperso em certas rochas. Pode ser encontrado também em sais naturais, águas salgadas e águas minerais.
Em geral, é defendido nível baixo de lítio (< 0,6 mEq/L) em idosos. Em pacientes crônicos (com depressão, esquizofrenia e ciclotimia) e sintomáticos, um ensaio de quatro semanas com litemia adequada (ou máxima tolerada) é suficiente para determinar a utilidade clínica do lítio.
Aplicações. O lítio apresenta diversos tipos de uso, desde aplicações industriais até produção de medicamentos: Fabricação de baterias a partir de íons de lítio; ... Sistemas de secagem industriais na forma de cloreto ou brometo de lítio.
6,941 u
O lítio é obtido de algumas fontes naturais, dentre as quais incluem-se depósitos como o pegmatito, o espodumênio, a ambligonita, a lepidolita, a petalita, os lagos de salmoura alcalina e depósitos evaporados de playas. ... O grau do lítio é importante e, por isso, o beneficiamento pode ser necessário.
Estocolmo, Suécia